COC oferece micropigmentação a pacientes oncológicas

COC oferece micropigmentação a pacientes oncológicas
ANA SAVOY – CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Outubro Rosa é também esperança e renovação da autoestima em Campinas (SP com possibilidade de procedimentos gratuitos de micropigmentação paramédica

Outubro Rosa é esperança e renovação da autoestima no COC (Centro de Oncologia Campinas-SP). O mês que representa a luta contra o câncer de mama e reforça orientações sobre a doença é também dedicado aos cuidados das pacientes e ex-pacientes. Pelo 10º ano consecutivo, a micropigmentadora paramédica Ana Savoy se juntará ao COC para oferecer procedimentos gratuitos de sobrancelhas e aréolas às mulheres que enfrentam ou já enfrentaram o câncer.

No dia 16 de outubro, o Instituto Arte com Paixão, criado por Ana Savoy, levará 12 voluntárias à sede do COC para realizar o atendimento a 100 mulheres previamente inscritas. São procedimentos estéticos que têm por finalidade contribuir para a recuperação da autoimagem feminina, muitas vezes arranhada pela doença. Mas poderia ser também a oportunidade de ocupar o divã do recomeço.

“O fantástico da ação é que o encontro dessas mulheres com a micropigmentação tem um efeito curativo. Ajuda a lhes devolver a confiança, a autoimagem positiva. Traz força para retomar a vida e ainda possibilita momentos de confraternização e aconchego para todas nós”, resume Ana, micropigmentadora há 25 anos.

Leia também – Projeto social Mempodera oferece aulas de wrestling e empodera meninas

O oncologista clínico Fernando Medina tem muito a ver com a história de Ana e a micropigmentação. Quando a profissional ainda tentava tornar a técnica conhecida e buscava apoio para começar o trabalho solidário – e após muitas recusas para parceria – foi o COC e o médico de Campinas que abriram as portas para Ana Savoy. “Nem sei quantos nãos eu recebi antes de finalmente ter o sim que mudou minha vida”, assegura Ana. “Foram muitos anos de luta para colocar em prática o projeto social até conhecer o doutor Fernando Medina”, acrescenta.

Medina e Ana desenvolveram uma amizade que já rendeu reconhecimentos da Câmara Municipal de Campinas e mais de 2,5 mil mulheres atendidas gratuitamente nas ações no COC e no Cecan (Centro do Câncer) da Santa Casa de Piracicaba (SP). “Quando falamos de Ana Savoy, falamos também de generosidade e habilidade. Com seu trabalho, Ana traz de volta a essas mulheres uma parte crucial de sua feminilidade e autoimagem, ajudando-as a superar as cicatrizes físicas e emocionais que a remoção de mama pode deixar”, elogia Medina.

Inscrições

As inscrições estão abertas a todas as mulheres que passaram ou passam por tratamentos oncológicos. Os procedimentos serão realizados no dia 16 de outubro, gratuitamente. As inscrições terminam assim que se esgotarem as 100 vagas oferecidas. Os atendimentos serão realizados ao longo de todo o dia, com horário marcado, na sede do COC, das 9h às 17h.

A inscrição deve ser feita via WhatsApp, pelo número (19) 3787-3400. Na mensagem, a interessada deve indicar qual procedimento está interessada, informar nome completo e endereço.

O que é micropigmentação paramédica

A micropigmentação paramédica é uma técnica de reconstrução que se assemelha à tatuagem. A diferença é que a tinta é aplicada na camada mais superficial da pele. No caso da aréola, o procedimento é definitivo – pode necessitar apenas de um ajuste de cor com o passar dos anos. Já o procedimento de sobrancelhas é temporário. “É importante que seja temporário, porque as mulheres vão se recuperar, as sobrancelhas voltarão a crescer, a vida será retomada. Essa é a mensagem”, afirma Ana.

Leia também – Conheça os direitos das pacientes com câncer

Embora a técnica seja a mesma nos dois procedimentos, a utilização de uma tinta diferente nas sobrancelhas permite que, com o tempo, todo o produto seja eliminado pela pele, sem que haja alteração de tonalidade nos traços. “Isso evita que a sobrancelha fique cinza ou avermelhada com o passar dos meses. A tinta desaparece completamente e cabe à mulher decidir se fará novamente ou não”, esclarece.

É preciso formação especializada para realizar a micropigmentação paramédica, que tem finalidades diversas, como, por exemplo, tatuagens de segurança – procedimento realizado para alertar sobre uma doença preexistente ou alergia.

O procedimento de aréola e o de sobrancelha usam tintas e técnicas especiais e requerem domínio fino da técnica, o que ajuda a elevar os custos finais. Para se ter uma ideia, um procedimento de reconstituição de aréola realizado por profissional capacitado custa em média R$ 3 mil, enquanto o de sobrancelha sai por cerca de R$ 500.

Arte com paixão

Dez anos atrás, Ana criou a ação social Arte com Paixão, com o objetivo de levar a micropigmentação a mulheres de todo o país, em iniciativas solidárias como a realizada pelo COC. Com o tempo, a rede de ajuda se fortaleceu e o voluntariado expandiu seus braços. Atualmente, ações solidárias ocorrem em vários estados brasileiros e ficam a cargo dos cerca de 40 profissionais que fazem parte da iniciativa.

Para fazer parte do instituto criado por Ana, os profissionais passam por avaliação. “Peço que me enviem fotos de pelo menos cinco procedimentos cicatrizados para que eu posso avaliar a técnica e confirmar a capacitação”, explica.

Serviço:

Micropigmentação paramédica de sobrancelhas e aréolas

Dia 16 de outubro, das 8h às 17h

Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas/SP

Gratuito

Inscrições: via WhatsApp, pelo número (19) 3787-3400