O papel da reconstrução mamária no tratamento para o câncer

reconstrução mamária

Procedimento de reconstrução mamária pode ser feito na mesma cirurgia de retirada dos tumores, sem interferir na cura, no segmento do tratamento ou na autoestima feminina

O diagnóstico de câncer de mama pode ser devastador para a paciente. Além dos temores que envolvem a doença e os seus tratamentos, ela mexe com um ponto fundamental da anatomia feminina, muitas vezes conectado à identidade e à sexualidade das mulheres: os seios.

No entanto, é preciso considerar uma reversão quando o assunto é o tratamento para esse tipo de câncer: mais do que uma questão estética, a cirurgia de reconstrução já passou a ser parte do processo de cura.

“A reconstrução é considerada hoje parte do tratamento do câncer de mama”, explica a cirurgiã plástica Larissa Sumodjo. “É um tratamento cirúrgico, associado a terapias adjuvantes, como a quimioterapia. Esse é um tratamento multimodal, e, entre as modalidades que fazem parte do tratamento integral da mulher, está a reconstrução.”

Leia também: Mais de 270 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama e colo do útero até 2025

De acordo com a médica, já existem comprovações de que fazer a reconstrução da mama no mesmo momento em que é feita a cirurgia de retirada do câncer não prejudica o tratamento, o prognóstico da doença ou o processo de cura. “Uma vez que isso foi estabelecido, a reconstrução da mama é possível e necessária para todas as mulheres”, continua. A única exceção a essa regra, diz, são mulheres em idade avançada que não suportariam uma cirurgia mais longa, por exemplo.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum em mulheres no Brasil, sendo responsável por 29% de novos casos de tumores anuais, como indicado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer). “Esse alto índice de diagnóstico faz com que a cirurgia reconstrutora de mama seja bastante frequente. A técnica empregada depende de diferentes fatores, como localização do tumor, tipo de ressecção tumoral, entre outros”, conta.

O papel da reconstrução mamária no tratamento para o câncer
LARISSA SUMODJO

Esse procedimento se torna ainda mais importante quando se considera que a mastectomia, isto é, a cirurgia de retirada dos seios cause um grande abalo emocional na paciente. A cirurgia afeta a autoestima, a estabilidade emocional e ainda traz dores e desconfortos na área operada, alteração na sensibilidade e até comprometimento do membro superior do lado operado.

“A mulher saber que vai passar pela cirurgia e vai ter que ficar por um período sem mama ou sem volume traz muito desconforto dentro de um momento de vida muito dolorido – nesse processo, costuma existir uma perspectiva de quimio, com perda de cabelo, e são vários fatores que levamos em consideração”, complementa Larissa. “Por isso, temos tanta empatia por mulheres que estão passando por um câncer de mama, porque o contexto já é muito difícil. Poder trazer essa situação de sair com a mama reconstruída e simetrizada é de extrema importância.”

Reconstrução mamária imediata

Por isso, muitos mastologistas e oncologistas optam por fazer a reconstrução mamária imediata, ou seja, no mesmo tempo cirúrgico da ressecção tumoral. “O procedimento também pode ser feito após a remissão da doença. Essa decisão é tomada em conjunto médico-paciente”, diz a cirurgiã plástica.

A reconstrução mamária pode ser feita com tecido da própria paciente, com retalhos de regiões como costas e abdômen, ou com o uso de próteses e expansores. “A recuperação tende a ser mais demorada com tecido da paciente, por envolver outros segmentos corporais. Porém, diversos trabalhos mostram os benefícios da reconstrução imediata para a autoestima, o que contribui muito na resposta do tratamento como um todo.”

Leia também: COC oferece micropigmentação a pacientes oncológicas

A médica lembra que a reconstrução de mama é um procedimento realizado em etapas e, dependendo da técnica escolhida, podem ser necessárias, pelo menos três cirurgias. Por isso, a paciente deve sanar todas as suas dúvidas antes de se submeter ao procedimento. “Há estudos que indicam que mais de 95% dos procedimentos são realizados imediatamente à mastectomia e têm resultados satisfatórios tanto em qualidade de vida quanto em estética.”

Neste Outubro Rosa, Larissa destaca ainda a importância do autoexame como forma de diagnóstico precoce e lembra que é possível reduzir em até 28% as chances de desenvolver um tumor de mama ao mudar o estilo de vida, adotando a prática regular de atividade física; alimentação saudável; não fumar; evitar o sobrepeso; não ingerir bebidas alcoólicas; e evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Tagged: