Curta-metragem chama atenção para doença rara

‘A História de Cada Um’, idealizado por Kely Nascimento, demonstra como a arte pode ajudar na conscientização sobre a PAF-TTR

Os atores Kely Nascimento e Almir Rosa em cena do curta-metragem ‘A História de Cada Um’ / Crédito: Divulgação

A arte também pode ser um instrumento para a conscientização. É com este propósito que o curta-metragem “A História de Cada Um” chega à telona do Petra Belas Artes, em São Paulo (SP), neste sábado, dia 24 de setembro. Em exibição gratuita no cinema, o filme retrata a história de uma família acometida por uma doença rara, genética e progressiva e que afeta indivíduos adultos: a polineuropatia amiloidótica familiar relacionada à proteína transtirretina, conhecida pela sigla PAF-TTR.

O curta-metragem, idealizado e estrelado por Kely Nascimento, atriz e fundadora do Instituto Renascimento (IR), reflete o cotidiano das pessoas que convivem com a doença, passam pelo impacto da desinformação, da dificuldade de diagnóstico e da falta de cuidados adequados para a doença. “Nas minhas pesquisas pré-produção, me chamou a atenção como recai sobre a mulher a responsabilidade de o filho ter a doença. O que não é verdade. O gene pode vir do pai. E a possibilidade é de 50%. Como se fala para uma mulher para não ter filho? Isso envolve sentimentos e crenças contra as estatísticas”, conta.

Após participar de diversos festivais e da pré-estreia em São Paulo, “A História de Cada Um”, do diretor Pedro Henrique Moutinho, que contou com coprodução da 157 Elefante, será disponibilizado nas plataformas digitais do Instituto Renascimento.

Serviço:
“A História de Cada Um”
Dia 24 de setembro, às 19h
Petra Belas Artes – Rua da Consolação, 2.423 – São Paulo
Entrada: gratuita (mediante confirmação via WhatsApp 11 9 9220-2206)

Tagged: ,