“Elas Fazem Arte” traz criações do acervo da TV Cultura

“Proteja a Mata”, Crica Monteiro, 2018, spray sobre tela, acervo da TV Cultura

Exposição de artistas mulheres no Instituto CPFL apresenta obras de Tomie Ohtake, Adriana Varejão, Flavia Junqueira e outros grandes nomes da arte

Será aberta em 13 de setembro em Campinas (SP) a exposição “Elas Fazem Arte”, realizada pelo Instituto CPFL em parceria com a TV Cultura. Com curadoria de Daniela Bousso, a mostra apresenta 20 obras do acervo da emissora criadas por artistas mulheres, e fica em cartaz na sede do Instituto CPFL até 2 de dezembro.

Segundo Eneas Carlos Pereira, vice-presidente da TV Cultura, a parceria entre a Fundação Padre Anchieta e CPFL é um dos cases mais bem sucedidos da história da lei de incentivo à Cultura. “Remonta há 20 anos e tem no Café Filosófico sua grande realização. Nesse período, o Café Filosófico tornou-se uma grande marca e gerou inúmeros desdobramentos dessa parceria. O mais recente é essa exposição, com obras de grandes artistas brasileiras modernas e contemporâneas.”

Leia também: “Mulheres na Nova Figuração” celebra o legado de artistas nos anos 1960 e 1970

Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL, corrobora o sucesso da parceria. “Ao longo dos nossos 20 anos, temos sediado diversas exposições que colocam a nossa cidade em destaque quando o assunto é arte. Nesta parceria com a TV Cultura, estamos trazendo mais uma exposição que nos enche de orgulho por ter como protagonista a mulher. Entendemos que uma das formas de apoiarmos a equidade entre gêneros passa por viabilizarmos projetos artísticos como esse, já que a participação feminina na história da arte brasileira se fortaleceu somente a partir do Modernismo.”

Sobre a Exposição

Os três eixos principais que dão vida à mostra são “Tendências Abstratas da Arte”, “Cidades” e “Conceitualismos”. Eles convidam o público a um passeio pelas obras das artistas Adriana Varejão, Amélia Toledo, Anna Bella, Beatriz Milhazes, Carmela Gross, Cristina Canale, Flavia Junqueira, Gê Viana, Kimi Nii, Leda Catunda, Mag, Mag Magrela & Eveline Sin, Crica, Mari Mats, Maria Bonomi, Marina Saleme, Suppa, Geiger, Tatiana Blass, Teresa Viana e Tomie Ohtake.

Leia também: Ser mulher e viajar sozinha

As mulheres selecionadas no acervo da TV Cultura configuram um recorte voltado não somente à presença das mulheres na arte, mas também a aspectos políticos. “As obras de Anna Bela Geiger, Adriana Varejão e Beatriz Milhazes referenciam questões pós-coloniais e a história do nosso país. A coleção, criada a partir de critérios abertos a cada programa, configura um período da arte brasileira, entre os anos 1988 e 2023”, explica a curadora da exposição.

Acessibilidade

Em frente à entrada do Instituto CPFL, na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, há um semáforo especial com dispositivo sonoro para auxiliar a travessia de pedestres com deficiência visual. Já no interior do Instituto CPFL, o acesso para a Galeria de Arte conta com elevador para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

A exposição também oferece audiodescrição para as obras expostas. Para acessar o recurso, basta apontar a câmera do celular para os QR codes instalados próximos das obras. Para uma experiência mais ampla, é recomendado que o visitante leve seu próprio fone de ouvido. No local, os mediadores poderão auxiliar pessoas cegas no processo de ativação do QR Code.

O Instituto CPFL oferece visitas educativas durante o período da exposição, voltadas para toda a comunidade. As visitas são conduzidas pela equipe de arte-educadores, que realiza atividades que estimulam as experiências crítica e poética com a exposição.

As visitas educativas serão realizadas com grupos de pessoas, grupos escolares, instituições sem fins lucrativos, ONGs e afins. Para esta atividade é necessário o agendamento dos grupos através do e-mail elasfazemarte@icrescer.org.br, informando a data e horário da visita, quantidade de pessoas/alunos e a faixa etária do grupo.

Serviço

“Elas Fazem Arte”

Visitação de 13 de setembro a 2 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e feriados das 10h às 16h;

Galeria de Artes do Instituto CPFL – Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera – Campinas/SP

Entrada gratuita

Agendamento de visitas: elasfazemarte@icrescer.org.br | (11) 93089-2483

Informações: institutocpfl.org.br

Tagged: