Museu Lusófono da Diversidade Sexual é inaugurado com exposição virtual sobre Angola

No mês da Consciência Negra, a exposição “Queer Angola” inaugura o espaço tendo como foco o combate à discriminação contra pessoas LGBT

Crédito: Carlos Fernandes/Associação Íris Angola

A Associação Diversa, Arte e Cultura abriu no último dia 8 de novembro o MLDS (Museu Lusófono da Diversidade Sexual) com a exposição “Queer Angola”, em parceria com a plataforma Google Arts & Culture, como parte das comemorações do mês da Consciência Negra.

O Museu agrega entidades LGBT de dez países que falam a Língua Portuguesa, com a participação e apoio das organizações: Movimento Transformar Íris, Movimento Pansexual, Movimento ATSA (Aliança de Trabalhadores de Sexo em Angola), Movimento Mulheres do Coração, além de contar com parceiros como UNDP (United Nations Development Programme), Unaids – Onusida Angola, We Belong África, CCBA (Centro Cultural Brasil Angola) e Anaso (Rede Angolana de Organizações de Serviços de SIDA, Tuberculose e Malária).

A exposição traz imagens da campanha “Veja Além do Seu Preconceito” da Associação Íris Angola, a primeira organização LGBT+ oficialmente reconhecida no país, e retrata pessoas da comunidade LGBT+ de Angola. A exposição está inserida na programação especial do Google para o Mês da Consciência Negra no Brasil.

Crédito: Carlos Fernandes/Associação Íris Angola

São 35 fotografias de lésbicas, gays e pessoas trans angolanas em contextos e atitudes de empoderamento da comunidade no país. As fotos traduzem a cultura angolana, nas roupas, nos tecidos, nas estampas, nas cores e nas pinturas faciais e corporais, e na atitude das pessoas fotografadas, que expressam sua coragem, num continente ainda marcado por muita censura, discriminação, violências e punições públicas.

“Queremos fomentar a não discriminação das pessoas em todos os aspectos, especialmente no que se refere à sua identidade de género e orientação sexual”, diz uma das frases da exposição. Concebida e coordenada por Carlos Fernandes, diretor executivo da Associação Íris Angola, “Queer Angola” tem realização da Diversa Arte e Cultura e expografia de Franco Reinaudo e Leonardo Arouca.

Crédito: Carlos Fernandes/Associação Íris Angola

MLDS

O Museu Lusófono da Diversidade Sexual foi criado a partir da ideia de unir as vivências de pessoas LGBT+ que vivem em localidades onde a língua portuguesa é falada, sua gestão é feita por representantes LGBT+ desses países. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Todos esses países somam uma população de mais de 267 milhões de habitantes.

O MLDS tem como principais objetivos: preservar memórias, recuperar histórias e visibilizar a produção sociopolítico cultural das comunidades LGBT+ desses dez países e realizar exposições de forma colaborativa com a participação de pessoas LGBT+ na gestão e elaboração de suas ações e atividades.

Serviço

Exposição “Queer Angola”
Novembro de 2022
Museu Lusófono da Diversidade Sexual
Google Arts & Culture
Link: https://artsandculture.google.com/partner/mlds-museu-lusofono-da-diversidade-sexual