Evento pela saúde do coração reúne ações gratuitas para mulheres

Cardiopatias respondem por 30% das mortes de mulheres brasileiras acima dos 40 anos

Principais parques da cidade de São Paulo e estações do metrô terão corridas, aulas de yoga,
consulta nutricional e kit de orientação da saúde

As doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço dos óbitos femininos globais, superando em letalidade enfermidades como o câncer de mama e de útero. Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), além das mulheres com mais de 40 anos e na menopausa, é crescente o
número de mortes em jovens, na faixa de 25 a 29 anos. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

Embora os dados sejam alarmantes, 90% destas mortes podem ser evitadas com a adoção de práticas simples. Para estimular a criação de novos hábitos e do autocuidado, a Fundación MAPFRE realiza a campanha Mulheres pelo Coração, que terá a participação das embaixadoras Astrid Fontenelle, Bruna
Lombardi e Tia Má. Até o dia 12 de novembro, serão realizadas diversas ações na cidade de São Paulo (SP) – nos parques Do Carmo e Villa-Lobos e nas linhas amarela e esmeralda do metrô – visando estimular a adoção de boas práticas de vida pelo público feminino.

Além disso, também será realizada uma campanha nas redes sociais com objetivo de reforçar a importância dos cuidados com o coração. Para sedimentar a ação, a Fundación lança o “Guia de Pequenos Hábitos para a Saúde do Coração”, um e-book com informações de atividades, exercícios de
reflexão e desafios para serem realizados em casa, como um aprofundamento do conteúdo presente no guia impresso que será distribuído nas ações presenciais.

A médica cardiologista da SBC, Glaucia Maria Moraes, reforça que mulheres devem ter cuidados específicos, já que são as mais afetadas por doenças cardiovasculares. “É importante que as mulheres tenham cuidado com a sua saúde física, já que entre os fatores de risco para doenças cardiovasculares em brasileiras, destacam-se a hipertensão arterial, maus hábitos alimentares, obesidade, gordura no sangue e aumento da glicemia. Além disso, as mulheres possuem características específicas que aumentam os riscos de prevalência e mortalidade por doenças cardiovasculares como a menopausa, a diminuição do estrogênio e a diabetes gestacional, por exemplo”, detalha.

Ações dos parques e metrôs

Haverá avaliação gratuita nutricional, profissional e de hábitos do público feminino presente nas estações Paulista, Oscar Freire, Vila Sônia, Pinheiros e Santo Amaro entre até o dia 11 de novembro, com distribuição de kit de cuidados, das 8h às 20h. Já no dia 12 de novembro, as mulheres poderão realizar atividades no Parque do Carmo e no Parque Villa-Lobos, no evento Virada do Coração, a partir das 10h30, com aulas de yoga e caminhadas guiadas no circuito aberto dos locais.

PROGRAMAÇÃO

Mulheres pelo Coração
Ações informativas nos metrôs de SP
Linhas Amarelas – Estações Paulista, Oscar Freire e Vila Sônia
Linha Esmeralda – Estações Pinheiros e Santo Amaro
Até 11 de novembro, das 8h às 20h
Orientação profissional
Atendimento nutricional para a avaliação dos hábitos das mulheres
Distribuição de kits “Guia de 21 Dias”, caderninho de hábitos e fruta
Virada pelo Coração
Dia 12 de novembro, a partir das 10h30
Parques do Carmo (Avenida Afonso de Sampaio Souza, 951 – Itaquera) e Villa
Lobos (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)
2 aulões de yoga
5 caminhadas orientadas com circuitos de 1.400 a 2.100 metros
Distribuição de Kits