Exposição sobre visibilidade trans de Diadema vai para a Alesp

EXPOSIÇÃO VISIBILIDADE TRANS CRÉDITO: ADRIANA HORVATH
EXPOSIÇÃO VISIBILIDADE TRANSCRÉDITO: ADRIANA HORVATH

Mostra apresenta a vida de seis moradores da cidade com objetivo de naturalizar a vivência das pessoas transexuais

A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema lançou em janeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a exposição fotográfica “Visibilidade Trans – Muito além do gênero”. Por meio de sete banners, as fotos de autoria da fotógrafa Adriana Horvath apresentam seis moradores da cidade, homens e mulheres transexuais, com textos que falam sobre sua vida, seus sonhos e desejos. O objetivo da mostra, que é itinerante, é naturalizar as vivências de pessoas trans. Até o dia 17 de março, ela estará no saguão de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.         

Levar a exposição para a Alesp foi iniciativa do coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades de Diadema, Robson de Carvalho. “Estarmos em uma casa de leis e dar visibilidade a esse segmento da população LGBTQIA+ é muito importante”, avalia o coordenador. “Estar em uma das entradas também é simbólico. Todos que recebemos na nossa casa chegam pela entrada do imóvel e isso também diz sobre acolhimento”, completa. “Que todas as pessoas que passarem por aqui, em especial os deputados, que podem criar leis para melhorar a vida de toda população, possam lembrar das pessoas trans e da vulnerabilidade à que estão sujeitas por conta do preconceito e da transfobia”, conclui.

Mariane Augusto Costa Silva é uma das pessoas que foram fotografadas para a exposição. Esteticista de pet, ela celebrou a oportunidade de levar sua história para um local onde pessoas de todo o Estado vão transitar. “É muito significativo e importante. Um lembrete de que a gente pode estar em todos os lugares, trabalharmos com o que quisermos e sermos um exemplo positivo para outras pessoas”, declara.

Leia também – Dia da Visibilidade Trans: entrevistas e histórias para minar preconceitos

Todas as pessoas retratadas são referenciadas no DiaTrans, ambulatório da Secretaria de Saúde que presta atendimento especializado para os moradores trans da cidade. “Estar neste espaço é poder mostrar essa população para a sociedade, uma população que muitas vezes é invisível para o poder público”, afirma a vinculadora do ambulatório, Dandara Jesus dos Santos.

Analista legislativo da Comunicação Social da Alesp, Edson Daruich explica que a casa está disponível para parcerias com as cidades, como essa que está sendo realizada com Diadema. “Temos um departamento que sempre seleciona exposições, sejam informativas ou culturais, e esse é um tema de muita importância que precisa ter um destaque”, afirma.

Serviço:

 “Visibilidade Trans – Muito além do gênero”

Visitação gratuita até 17 de março, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, de 9h ao meio-dia

Alesp – pela entrada da Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – São Paulo (SP)

Tagged: