Exposição fotográfica em Santo André retrata mulheres negras

“Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro” visa dialogar com essas mulheres e valorizar seu papel na sociedade, além de enfrentar o racismo

O Consórcio Intermunicipal do ABC recebe neste sábado, 25 de março, a exposição fotográfica “Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro”, que retrata mulheres negras de Santo André, cidade da região metropolitana de São Paulo. O projeto tem como objetivo dialogar com essas mulheres nos seus territórios, em busca da valorização do seu papel na sociedade, bem como da ancestralidade africana e do enfrentamento ao racismo.

“Esse é um momento muito especial… de existência, persistência e resistência. Uma homenagem às mulheres que sofreram, choraram, apanharam e morreram por causa da sua cor”, define Iyálòrísá Verah d’Osun, uma das organizadoras do evento. Além da exposição, o evento contará com um debate sobre a necessidade de criação de políticas públicas voltadas à população negra, sobretudo mulheres, e da criação de uma frente parlamentar relacionada ao tema na região do Grande ABC.

A mesa de debate será formada por Makota Sônia, assessora do deputado federal Vicentinho (PT), Iyálòrísá Verah d’Osun, Iyálòrísá Adriana d’ Omolu e pelo vereador de Santo André, Ricardo Alvarez (PSOL). Em Santo André, as discussões já foram iniciadas com os protocolos da Frente Parlamentar e do projeto de lei em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, na Câmara municipal.

“Essas fotos trazem comigo a minha ancestralidade, minha mãe, minha avó e todas as mulheres fortes que passaram na minha vida, mas que nunca foram convidadas para participar de uma exposição”, reflete Iya Verah. Esta será a primeira etapa de um trabalho que deve durar todo o ano de 2023, a fim de refletir a partir das histórias dessas mulheres e da própria Maria Felipa, que nasceu escravizada e transformou a busca por liberdade na luta da sua vida.

“Quando fomos procurados, fizemos questão de participar desse projeto para, como diz Maria Felipa, aprender com o passado e mudar o futuro. Temos uma dívida histórica com a população negra e com política pública podemos avançar alguns passos”, afirma Alvarez. O trabalho, que é uma parceria entre o movimento Negra Sim, o terreiro Ilê Ba e o mandato do vereador andreense, tem apoio do Consórcio Intermunicipal e do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Durante o ano, o coletivo pretende ainda levantar e registrar os quilombos e terreiros existentes na cidade de Santo André e, posteriormente, estender o trabalho para toda a região do Grande ABC. As fotografias são de autoria do fotógrafo andreense Rodrigo Pinto, que participa do projeto junto aos coletivos e às mulheres, por meio do mandato do vereador Alvarez.

Serviço:

“Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro”
Consórcio Intermunicipal do ABC
Abertura 10h com mesa de debates
Avenida Ramiro Colleoni, 5
Centro, Santo André/SP
Após a abertura, a exposição vai para a Câmara Municipal
Praça IV Centenário, 2, Centro, Santo André/SP
Visitação entre 27 de março e 12 de abril