Núcleo Negras Falas apresenta “territórioNOSSO: FALAS” em várias regiões de São Paulo (SP)

Espetáculo “territórioNOSSO:FALAS” é apresentado em várias regiões de São Paulo (SP)
TERRITÓRIO NOSSO CRÉDITO: VERONICA PEREIRA

Núcleo Negras FALAS apresenta espetáculo de dança sobre a (re)construção de narrativas a partir de histórias de mulheres vítimas de agressão 

Recordar, libertar e curar as memórias deixadas em corpos negros são algumas das reflexões propostas pelo espetáculo de dança “territorioNOSSO: FALAS”, do Núcleo Negras FALAS. Com quatro artistas em cena e apresentações gratuitas que acontecem durante os meses de março e abril, a montagem reflete sobre o ciclo de violência contra a mulher e a potência encontrada nas redes de apoio para que haja acolhimento efetivo.

“O espetáculo traz um trabalho corporal que tem como ponto de partida o estudo de histórias reais e cotidianas sobre ações diretas, redes de apoio e afetos diante de situações de assédios e violência de gênero, usando assim, a dança como ferramenta de (re)construção de narrativas corporais e estéticas”, conta Ciça Coutinho, intérprete, diretora e idealizadora do núcleo.

Leia também: Meninas negras estrelam editorial sobre empoderamento feminino

Partindo do pressuposto de que as agressões de gênero são um hábito enraizado socialmente, “territorioNOSSO:FALAS” chega como uma das inúmeras possibilidades de reverter este conceito através do exercício prático coletivo de acolhimento que potencializa a relação de pessoas consigo mesmas, com a arte e com todes que convivem.

O espetáculo é também um ato político e poético pela reintegração de posse de corpos negros frente a uma sociedade machista que objetifica e sexualiza pessoas com vulva. O grupo chega a uma dramaturgia corporal que potencializa os movimentos do quadril, da pélvis, bunda, vulva e da virilha – regiões corporais vilipendiadas e ameaçadas pelo patriarcado – para comunicar através da dança. O resultado é uma performance coreográfica que dialoga com as manifestações das artes da dança juntamente com a capoeira angola.

Leia também: 109 anos de Carolina de Jesus e 5 anos sem saber quem mandou matar Marielle

Para além das apresentações, o núcleo oferece debates que proporcionam reflexões sobre a temática abordada na montagem com lideranças locais.

Serviço:

“territórioNOSSO:FALAS”

Classificação etária: 12 anos

MARÇO:

Dias 24 (sexta) às 19h, 25 (sábado) às 19h, e 26 (domingo) às 19h

Roda de Conversa: Dia 26 (domingo) às 20h

Comunidade Cultural Quilombaque – Travessa Cambaratiba, 5 – Perus, São Paulo (SP)

Dias 30 (quinta) às 19h, 31 (sexta) às 19h e 1º/4 (sábado) às 19h

Roda de Conversa: Dia 1º/4 (sábado) às 20h

CRD (Centro de Referência da Dança) – Galeria Formosa Baixo do Viaduto do Chá S/N – Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo (SP)

ABRIL:

Dias 4 (terça) às 18h, 5 (quarta) às 19h, 6 (quinta) às 19h

Roda de Conversa: Dia 4 (terça) às 15h

Espaço Cultural Adebankê – Rua Durande, 175 – Artur Alvim, São Paulo (SP)

Tagged: