Forum Hub lança estudo sobre direitos das mulheres

Forum Hub lança estudo sobre direitos das mulheres

Publicação aborda conquistas jurídicas das últimas décadas, desafios atuais e tendências tecnológicas que contribuem para uma sociedade mais justa

A Forum Hub – plataforma brasileira que democratiza o acesso à justiça para pessoas e empresas – acaba de lançar o estudo “Justiça pra quem? Um panorama para as mulheres”, disponível gratuitamente no site da startup (https://forumhub.com.br/). 

A publicação de 25 páginas e lançada em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, traz análises e estatísticas sobre a evolução do arcabouço legal que, desde 1977, com a promulgação da Lei do Divórcio, tem ampliado o acesso a direitos antes exclusivos aos homens ou que não levavam em conta as especificidades da realidade feminina.

Leia também: Há 91 anos mulheres conquistaram o direito de votar no Brasil

Para Patrícia Carvalho, CEO e cofundadora da Forum Hub, o e-book serve como ponto de partida para iniciar pessoas de todas as idades na jornada do letramento sobre justiça e equidade de gênero.

“Tivemos grandes conquistas no campo jurídico recentemente, como a Lei Mariana Ferrer e a lei que estabelece o crime de violência política contra a mulher, ambas de 2021. É importante ver que o legislador brasileiro, em sintonia com os valores da sociedade, tem buscado maneiras de equalizar a dinâmica social entre homens e mulheres.”

Patrícia lembra, contudo, que o e-book também traz os obstáculos que ainda precisam ser superados, como as licenças parentais, o acesso ao mercado de trabalho e o abismo salarial entre homens e mulheres.

Compilando estatísticas do Brasil e do mundo, o e-book levanta discussões sobre carreira, violência e tecnologia. Revela, por exemplo, que as mulheres são minoria nos campos da Indústria 4.0 e que apenas 22% dos profissionais da área de Inteligência Artificial – uma das mais promissoras da atualidade – são do gênero feminino. 

Leia também: Conheça os direitos das pacientes com câncer

Em seu último capítulo, a publicação dá dicas de como as mulheres podem usar a tecnologia a seu favor, seja por meio de redes sociais, aplicativos, plataformas online e redes de colaboração.

“A tecnologia e a inovação, aliadas ao cumprimento das leis e sendo utilizadas com sabedoria e propósito, têm o poder de salvar e trazer justiça para a realidade e vida de muitas mulheres que sofrem constantemente com o fenômeno da violência”, finaliza a CEO da Forum Hub.

Para ler o material na íntegra clique 

https://drive.google.com/file/d/17nLIICcTDhek1wu-PaY7r2kWSXkWKw2m/view

Tagged: