Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Portal Firminas traz mais uma coluna Firminas para Ler com os recentes lançamentos escritos por mulheres e que fortalecem mulheres

1 – Cura do câncer inspira quem busca leveza no tratamento e na vida

“Descobri que tinha câncer em 2014, durante as férias, em uma viagem à Alemanha. Mal sabia eu que estava de férias pra tratar da saúde… só não sabia disso ainda”. Foi dessa forma que Patrícia Figueiredo foi diagnosticada com câncer de mama infiltrado grau 3 aos 39 anos. Saudável, sem histórico de casos na família, a terapeuta se achava um perfil pouco propenso para sofrer com a doença. Hoje, já curada após o tratamento e com uma série de mudanças em sua vida, Paty usa seu livro “Enfrentando o Câncer com Leveza” para atingir mais pessoas e ensiná-las a encarar a doença.

A obra responde, de forma leve e cuidadosa, a várias perguntas que surgiram na cabeça de Patrícia quando o diagnóstico caiu no seu colo. “Como será minha vida daqui pra frente?”; “Vou sobreviver?”; “Quando fizer a quimio e ficar careca, como vou reagir?” foram alguns dos fantasmas que a assombraram. Foi então que tomou a decisão de olhar para si como prioridade e largar a vida de “piloto automático” para sempre. Patrícia ensina exercícios que aborda com suas mentorias em grupo e individuais de como enfrentar o câncer com a leveza necessária e a nova perspectiva de vida que o diagnóstico traz para a pessoa.

Sobre a autora: Patrícia Figueiredo é mastercoach, terapeuta e especialista em saúde integrativa. Foi diagnosticada com câncer de mama infiltrante grau 3 em 2014. Criou o programa de acompanhamento online “Câncer com Leveza”, que já deu suporte a centenas de pacientes oncológicos. Seus conteúdos em seu blog e mídias sociais alcançam semanalmente centenas de milhares de pessoas.

Ficha técnica:

“Enfrentando o Câncer com Leveza”

Patrícia Figueiredo

Paco Editorial – 212 páginas

2 – Saga familiar aborda relação entre mães e filhas e saúde mental

Maternidade. Família. Amor entre mãe e filha. Saúde mental. Temas que fazem parte da vida da paulista Sabrina Gottschlisch e que agora se transformam no romance “Através de Nós”, uma saga de mulheres de uma mesma família.

No livro, a história é rememorada por Matilda, que faz parte da quarta geração e que vive o luto pela morte de sua mãe. No avião, durante a viagem para cumprir os ritos fúnebres, a protagonista decide escrever a saga das mulheres que vieram antes dela. A narrativa começa a partir da bisavó Lúcia, que trabalhava como costureira e das suas filhas, as irmãs L. A autora recupera grandes acontecimentos, desde a imigração no Pós-Guerra, a ditadura militar, até a pandemia de covid-19, sempre pela perspectiva das mulheres e como elas são afetadas por essas dinâmicas.

De acordo com a autora, a grande inspiração para a obra foi o livro “Casa dos espíritos”, da chilena Isabel Allende. Além dele, a escritora aponta que todos os livros da francesa Annie Ernaux (Prêmio Nobel de Literatura) publicados no Brasil influenciam diretamente a obra.

Sobre a autora: Sabrina Gottschlisch, paulista de Santo André, mora há 16 anos em Jundiaí. É feminista, historiadora, professora, mãe, participante de Clubes de Leitura e Escrita, ama ler e escrever. Em 2020, lançou seu primeiro e-book, “Mãe de Atleta”. No ano seguinte, teve um texto publicado na coletânea “Cartas de uma Pandemia”. No mesmo ano, teve textos selecionados no Prêmio Off Flip nas categorias contos e crônicas, entre outras antologias. Em 2022, lançou seu romance juvenil “Que Sorte a Minha”, na Bienal do Livro de São Paulo.

Ficha técnica:

“Através de Nós”

Sabrina Gottschlisch

Editora Paraquedas – 124 páginas

3 – Clássico é recontado sob o olhar da cultura asiática

Dragões, reinos, feitiços, maldições, demônios e referências da mitologia asiática. Esses são os principais elementos que dão vida à “A promessa do dragão”, da escritora Elizabeth Lim, uma continuação de “Os Seis Grous”, que retoma a história de Shiori, uma princesa que, por possuir magia, é banida do seu próprio reino pela madrasta, amaldiçoada para não ser reconhecida e proibida de falar. A cada palavra que ela proferir, um dos seus seis irmãos, também amaldiçoados e transformados em grous – aves sagradas –, morrerá.

O volume final dessa história épica acompanha a princesa em uma nova jornada. Shiori precisa viajar pelas águas traiçoeiras de Ai’long para proteger a pérola do dragão e devolvê-la ao verdadeiro dono, pois a joia que intensifica seus poderes tanto ajuda quanto a trai. Mas, a aventura da jovem acaba prendendo-a numa teia de mentira entre dragões, humanos e demônios perigosos.

Enquanto a protagonista também tenta encontrar uma forma de lidar com a própria magia proibida, ela precisará evitar que novos e antigos inimigos destruam sua família e cortem o fio do destino que a une a seu noivo, Takkan. Com elementos fantásticos, “A promessa do dragão” apresenta a cultura oriental em um reconto eletrizante do clássico “Os seis cisnes”.

Sobre a autora: Elizabeth Lim cresceu na Califórnia, nos Estados Unidos, e se formou nas universidades de Harvard e Juilliard. Antes de se tornar escritora, foi compositora musical de filmes e jogos de videogame. Atualmente, vive na cidade de Nova York com o marido e suas duas filhas.

Ficha técnica:

“A promessa do dragão”

Elizabeth Lim

Selo Plataforma 21 – 464 páginas

4 – Psicóloga especialista em luto auxilia quem enfrenta o fim do relacionamento

Amigável ou não, o fim de um relacionamento pode deixar a sensação de vazio e causar um sofrimento que se assemelha ao luto, afinal, houve a perda de alguém especial. Vivenciar as etapas desse momento é fundamental para lidar com o que aconteceu e, finalmente, seguir em frente.

Isso, porém, nem sempre é fácil, já que as sensações de abandono, rejeição e perda são comuns. Para apresentar formas de enfrentar e superar a dor do término, o livro-caixinha “Luto do Fim de Relacionamento”, da psicóloga especialista em luto Cristiane Assumpção, traz 50 cartas com perguntas para refletir sobre feridas emocionais e reconstruir a vida amorosa. A obra ajuda a compreender o rompimento doloroso e oferece orientações a quem vive essa difícil situação.

Esses questionamentos podem ser utilizados no atendimento individual, em grupos de apoio e acolhimento e entre amigos e familiares. A proposta visa revisitar as memórias, vivenciar a tristeza e ressignificar a perda, oferecendo oportunidade para quem sofre de expor os sentimentos.

Sobre a autora: Cristiane Assumpção é psicóloga, especialista em luto, administradora, fundadora da Inluto Academy e analista corporal em formação. Os casos mais frequentes no seu atendimento clínico são situações de luto por morte violenta e término de relacionamento. É autora também dos livros-caixinha “Vida e luto” e “Luto da criança”.

Ficha técnica:

“Luto do fim de relacionamento”

Cristiane Assumpção

Matrix Editora – 50 páginas

5 – Ficção faz alerta sobre casos de estelionato sentimental na internet

Relatos reais de vítimas do “golpe do amor” serviram como base para a ficção “Eu confiei nele: um perverso golpe virtual do amor e a superação impulsionada por um sonho audaz”, de Ana Cristina Ribeiro Alves. Tendo trabalhado com casos semelhantes no Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ela percebeu que poderia auxiliar sobreviventes desse crime por meio da literatura.

No processo de idealização da obra, Ana descobriu que esse tipo de estelionato era ainda mais comum, e, inclusive, tinha acontecido com uma amiga. No enredo, Karen acredita estar envolvida em uma relação amorosa com o ator Michael Vienna. A protagonista é uma trabalhadora comum, que está em um momento frágil devido às consequências da pandemia e à perda de uma pessoa próxima, e se dispõe a pagar valores altos para encontrar o ídolo presencialmente, sem saber que tudo não passa de uma mentira.

Além de contribuir para que o leitor possa identificar os sinais do crime e para posicionar sobre o estado emocional das vítimas, antes e depois do golpe, Ana Cristina também traz uma visão otimista para o enfrentamento do trauma. A necessidade de comunicar-se, dedicar-se a um novo aprendizado e reconhecer que a vida, apesar das mazelas, vale a pena ser vivida, são as mensagens por trás dessa emocionante história.

Sobre a autora: Ana Cristina Ribeiro Alves é oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais desde 2005. Especialista em Direito Público e Direito Privado, e com experiência docente em Direito Administrativo, ela faz sua estreia na literatura com o livro “Eu confiei nele: um perverso golpe virtual do amor e a superação impulsionada por um sonho audaz”.

Ficha técnica:

“Eu confiei nele: um perverso golpe virtual do amor e a superação impulsionada por um sonho audaz”

Ana Cristina Ribeiro Alves

Clube de Autores – 156 páginas

6 – Pílulas diárias de acolhida e evolução feminina

Para ser aberto ao levantar ou mesmo na hora de se deitar para dormir, o livro “Pílulas para uma vida mais feliz e produtiva” é a contribuição da escritora Abilene Rodrigues às mulheres que precisam de uma dose de coragem, conforto e inspiração para seguirem seus dias. Com 366 textos rápidos e curtos de sabedoria, um para cada dia do ano – incluindo os bissextos –, a autora toca as mais diversas áreas da vida para mostrar que é possível se conhecer ao ponto de ressignificar os acontecimentos da vida.

Cada pílula traz perguntas e conselhos práticos nos âmbitos pessoal, profissional e até mesmo financeiro. No formato “ativacional”, os textos ativam códigos cerebrais com o objetivo de incentivar a mudança; as leitoras são questionadas, desafiadas a pensarem sobre a própria realidade e tomarem nota. Por isso, nas páginas da obra há espaço para escrever e registrar a data das reflexões ou tomadas de atitude, com a possibilidade de, no futuro, voltar e reavaliar.

Ancorada em estudos da neurociência, com uma abordagem filosófica e espiritual, Abilene quer acolher mães, profissionais ou estudantes com a rotina apertada e que não têm tempo de ler. Por isso, busca fazer com que essas pequenas doses sejam de grande proveito, ao ponto de contribuir de forma evolutiva, na inteligência emocional, convívio, autoestima e superação de medos, por exemplo.

Sobre a autora: Natural de Foz do Iguaçu (PR), Abilene Rodrigues é jornalista com mais de 20 anos de experiência profissional. Em meio a uma depressão e declínio profissional, procurou ajuda nos livros e se apaixonou pela neurociência. Depois de ter aplicado o que estudou, começou a compartilhar essas experiências com pessoas à sua volta; e para fazer a transformação chegar a um público maior, se dedicou à literatura.

Ficha técnica

“Pílulas para uma vida feliz e produtiva”

Abilene Rodrigues

Editora CoachI – 403 páginas

7 – A beleza da imperfeição em ser você mesma

Jackie tinha a vida perfeita. Uma família amorosa, notas incríveis na escola, um estilo de vida organizado em Nova York e estava sempre em busca de mais perfeição para ser uma garota exemplar. Porém, tudo isso desmorona quando os pais morrem em um trágico acidente. É com esse choque de realidade que inicia a nova jornada da protagonista de “Minha vida com os garotos Walter”, romance de estreia da escritora norte-americana Ali Novak.

Nesta comédia romântica contemporânea o leitor acompanhará Jackie, que precisa se mudar para uma cidade do interior e morar com a família da melhor amiga de sua mãe: os Walter têm onze filhos, todos garotos barulhentos, lindos e irritantes, mas que vão mudar a vida da jovem para sempre e ensinar que cada um pode ser (im)perfeito à sua maneira.

Na obra, Ali compartilha delicadas lições de superação, amor, pertencimento, aceitação e a importância de expressar os sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. A escritora evidencia como a busca pela perfeição pode prejudicar as relações e impedir que cada um viva plenamente e alcance os próprios objetivos.

Sobre a autora: Ali Novak nasceu e foi criada em Wisconsin, nos Estados Unidos, e venceu o prêmio YALSA’s Teens Top Reads como um dos melhores romances jovem adulto em 2015. A autora premiada já passa de 150 milhões de leituras online no Wattpad, sendo 80 milhões apenas do lançamento “Minha vida com os garotos Walter”.

Ficha técnica:

“Minha vida com os garotos Walter”

Ali Novak

Selo Plataforma21 – 384 páginas

8 – Livro traz olhar sobre a finitude para quem não tem tempo a perder

“Falei tanto sobre vida e morte, sobre viver o presente, sobre legado, que não me parecia correto sair à francesa e deixar o leitor no vácuo. Então a gente já combina aqui: nesta história a menina não morre no final. Ela vive: nas palavras. E isso basta.”

É assim que a paliativista e escritora Ana Michele Soares, mais conhecida como Ana Mi, inicia seu terceiro livro que foi escrito, grande parte dele, em quartos e UTIs de hospitais. A autora morreu em 21 de janeiro de 2023, 12 anos após seu diagnóstico de câncer.

Com as mãos trêmulas, mas decidida, Ana Mi escrevia nem que fosse uma tecla por vez e finalizou o manuscrito na véspera de sua passagem para a eternidade, com ajuda de Sibelle Pedral, coordenadora editorial da Sextante. Tinha completado 40 anos pouco mais de um mês antes e seu objetivo foi alcançado. Para ela uma sensação de dever cumprido. Para os leitores um presente com lições e aprendizados únicos que vão sobreviver ao longo dos tempos e, certamente, transformar vidas.

Sobre a autora: Ana Michelle Soares, ou AnaMi, era jornalista de formação, escritora e paliAtivista de coração. Paciente de câncer de mama desde 2011, criou o perfil @paliativas no Instagram, onde compartilhava sua rotina como protagonista do próprio tratamento, desmistificando o conceito de cuidados paliativos e transformando a finitude na mais importante ferramenta de autoconhecimento que existe. Entre as quimioterapias, realizava desejos de sua bucket list e vivia intensamente os últimos melhores momentos de sua vida. Em 2023 se tornou eterna, inesquecível e livre para dançar em outras dimensões.

Ficha técnica:

“Entre a lucidez e a esperança”

Ana Michelle Soares

Editora Sextante – 176 páginas

9 – Romance aborda o preconceito com pessoas soropositivas

Em “Senhorita Aurora”, Nicole Alves é uma jovem que enfrenta o mundo para alcançar o sonho de estudar na Academia de Ballet de Londres. Apesar das dificuldades financeiras e do abandono por parte do pai, ela conquista a disputada vaga em uma das melhores instituições de dança do mundo. Após muito trabalho, ela é selecionada para ser protagonista da apresentação mais importante da escola. Ela não sabe, porém, que um dos diretores da peça irá mudar sua vida.

Daniel Hunter é um maestro inglês cheio de mistérios. A barba comprida e as tatuagens enormes intimidam qualquer pessoa que ousa se aproximar. Isso, porém, não é o suficiente para Nicole. A curiosidade da moça a leva à mansão centenária da família Hunter, no meio de uma tempestade de neve. Isolado, o casal precisa encarar segredos agoniantes e uma paixão arrebatadora e proibida.

A fim de quebrar tabus e preconceitos sobre casais sorodiscordantes, “Senhorita Aurora” discute de forma muito comovente o tema. Babi apresenta um romance profundo que, além de emocionar, promete conscientizar os leitores para uma realidade pouco discutida.

Sobre a autora: Babi A. Sette é uma das precursoras dos romances de época no Brasil; e reconhecida por publicar histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção. Formada em Comunicação Social, ela ama viajar, conhecer lugares, culturas, pessoas e escreve sobre as cidades do mundo que teve a oportunidade de visitar.

Ficha técnica:

“Senhorita Aurora”

Babi A. Sette

Editora Verus – 336 páginas

10 – Escritora faz relatos divertidos sobre experiências em viagens

Para a escritora e revisora Tania Moschini, viajar é a “tônica da vida”. Essa paixão é tão grande que inspirou o lançamento de “E agora, pra onde? Relatos de viagens com muitas risadas e emoções”, um livro de crônicas sobre momentos engraçados e emocionantes vivenciados mundo afora. Com uma escrita leve, otimista e descontraída, ela retrata experiências protagonizadas em família.

Nos mais de 40 capítulos que integram este título, a autora leva os leitores para muitos lugares, do Japão ao Pantanal. A partir de seus textos, o público é apresentado a países como China, Chile, Inglaterra, Itália, Peru, Alemanha, entre outros. As histórias são sempre narradas pela própria escritora, com presença recorrente do marido, o maior parceiro dessas aventuras, além das três filhas. “E agora, pra onde?” é também uma obra autobiográfica sobre situações universais de uma vida. A companhia do primeiro amor, a formação de uma família e o crescimento profissional são algumas das questões entrelaçadas nos relatos de viagem.

Sobre a autora: Natural de Três Passos (RS), Tania Moschini mora em Cuiabá (MT). Formada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Francesa, dedicou quase quatro décadas de sua vida ao trabalho em áreas técnicas e em gestão de secretarias estaduais. Durante 17 anos, foi assessora e revisora de textos do Tribunal de Contas do Estado, no Mato Grosso. Depois de se aposentar, começou a prestar serviços de revisão e de ghostwriter.

Ficha técnica:

“E agora, pra onde? Relatos de viagens com muitas risadas e emoções”

Tania Moschini

Publicação independente – 220 páginas

Tagged: