Galeria Nara Roesler apresenta mostra “Memento Vivere”

Galeria Nara Roesler apresenta mostra “Memento Vivere”

Exposição de Cristina Canale traz dez pinturas e cinco desenhos na capital paulista

A galeria Nara Roesler São Paulo apresenta “Memento Vivere”, terceira individual de Cristina Canale em sua sede paulista, que reúne uma seleção de suas obras mais recentes, produzidas entre 2021 e 2023. Com texto de Marcelo Campos, a exposição apresenta dez pinturas e cinco desenhos, todos inéditos, e abre ao público em 19 de agosto, integrando a programação da 4ª edição do Circuito Jardim Europa.

Cristina despontou no cenário artístico brasileiro durante a década de 80, período em que ocorria uma retomada da pintura no Brasil e no contexto internacional, com grande influência do neoexpressionismo alemão, e integrou a emblemática exposição coletiva “Como vai você, Geração 80?”, sediada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), no Rio de Janeiro, em 1984, que reuniu muitos nomes daquela geração de artistas.

Leia também: Barbie levanta discussão sobre violência psicológica contra a mulher

Desde então, tem produzido uma consistente obra pictórica, que se aprofunda  em gêneros de pintura já consagrados, como o retrato e a paisagem, valendo-se também de elementos e cenas cotidianas, muitas vezes derivadas de fotografias publicitárias, em composições marcadas por um colorido intenso, uma profusão de formas ambíguas e cenas de caráter onírico.

A espinha dorsal da presente exposição consiste em um conjunto de pinturas de retratos que tem como objeto figuras femininas. Para a realização das mesmas, a artista revisitou não somente a história desse gênero pictórico, mas também elementos mitológicos. Conforme Cristina relembra, a função primacial do retrato é a de eternizar rostos e presenças, os chamados mementos. Assim, em alguns dos trabalhos, a artista parte de figuras mitológicas, como o da Deusa Tétis e o da Princesa Danae, que tratam justamente da figura feminina como fonte de fertilidade e de vida. Em outros casos, utiliza um procedimento comum ao longo da história da retratística, empregado desde o Renascimento, que é da figura espelhada ou duplicada, como é o caso de “Sincronias” (2022) e “Mãe e filha II” (2023).

Leia também: “As Órfãs da Rainha” entra em cartaz nos cinemas de São Paulo

Como é comum em sua trajetória, a artista remove de suas personagens as feições, resumindo seus rostos a traços essenciais, e emprega nas composições elementos amplamente presentes em sua poética, como balões de diálogo, nuvens, gotas e elementos atmosféricos, o que acaba por tensionar o limite entre gêneros pictóricos ao misturar paisagem e retrato, bem como a diferenciação entre figuração e abstração. Tais procedimentos terminam por criar, nas suas palavras, um “antirretrato”, no qual a mesma acaba por “dissolver a situação retratal”.

O emprego de elementos bidimensionais por meio de colagens, já presente na poética da artista, aparece nos trabalhos desta mostra não somente nas pinturas, mas também em um conjunto de desenhos realizados sobre papel. Nesses trabalhos, emprega papéis coloridos e ricamente estampados, tradicionalmente empregados na embalagem de presentes, cujo colorido e as estampas dialogam com sua obra.

Assim, mesmo naqueles trabalhos que não são retratos, o elemento feminino, ligado à  ideia de pulsão e de vida, aparece direta ou indiretamente. Se o retrato, ao longo de sua história, serviu como uma espécie de memento mori, os antirretratos de Cristina acabam sendo seu oposto: memento vivere.

Serviço:

“Memento Vivere”

Visitação de 19 de agosto a 7 de outubro, de segunda a sexta das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 15h

Galeria Nara Roesler – Avenida Europa, 655 – Jardim Europa – São Paulo/SP

Informações: (11) 2039 5454 / info@nararoesler.art

Tagged: