Como organizar a vida financeira após a separação

Mulheres sofrem com dívidas após o divórcio; especialista dá dicas sobre como se preparar para evitar o problema
Como organizar a vida financeira após a separação

O término de um casamento não é um processo fácil. Além do desgaste emocional, muitas mulheres precisam lidar com a diminuição da renda e sofrem perdas financeiras. Os casais não planejam se separar, mas quando as brigas começam a ser mais constantes, alguns sinais podem mostrar que a relação está chegando ao fim e é preciso estar preparada.

“A separação pode pegar as mulheres de surpresa. E, neste caso, a preparação é essencial. Você deve saber o quanto gasta e se é possível pagar todas as contas. Caso não for, é hora de se reorganizar e ver como diminuir as despesas”, explica a estrategista financeira Jenni Almeida, CEO da Invest4U.

Leia também – Pensão aos filhos: advogada responde as dúvidas mais frequentes

De acordo com a especialista, é extremamente importante conhecer seus números. Qual o valor mínimo para se sustentar? Qual é o mínimo para a necessidade básica, que será suficiente para não precisar recorrer à família, amigos ou a um empréstimo no banco? Você tem esse valor guardado para sobreviver durante um ano?

Depois de verificar isso, o próximo passo é: se não possuir uma conta corrente, é preciso abrir uma. Pode ser em bancos digitais, que não tenha tarifa. A partir disso, começar a fazer uma reserva de emergência e que seja suficiente para o sustento durante um ano, caso o divórcio aconteça. Isso irá ajudar financeiramente e emocionalmente, após uma separação.

Jenni Almeida  Crédito: Éverton Rosa
Jenni Almeida – Crédito: Éverton Rosa

Se a mulher tiver filhos, também precisa calcular qual é o mínimo necessário para arcar com as responsabilidades como mãe, mesmo que o pai pague a pensão. Quando o homem é o pilar financeiro da família, ela pode ter dificuldades em organizar as finanças durante algum período.

“Quando a mulher percebe que o casamento não vai bem e pode haver um divórcio, é preciso ter um plano. Alguns meses atrás tive uma cliente em que a única coisa que ficou foi um aluguel. Não tinha conta corrente e não sabia as senhas do cartão. Ela precisou recomeçar do zero. E isso pode acontecer com várias outras mulheres. O marido bloqueia cartão de crédito, começa a bloquear as contas e você fica sem saber quanto tem”, conta Jenni.

Outro ponto importante é o regime do casamento. “Você vai ter direito a receber 50% de tudo que construíram juntos? Ou é tudo dele? Se tiver direito aos 50%, você sabe se vai estar ‘herdando’ alguma dívida? Essas são perguntas essenciais que você precisa saber – e não só em casos de separação, mas da vida de casados”, analisa. “Entender qual o regime do casamento não é desconfiança, mas saber os riscos que está correndo. Afinal, se estiverem juntos, em caso de grandes dívidas, vocês terão que lidar com isso juntos”, observa a especialista.

Jenni ainda dá dicas às mulheres que não se encontram em processo de divórcio. “Para quem está nesta situação eu aconselho conversar com o marido. Pegue um caderno, apresente os seus objetos para vocês e a família nos próximos cinco anos. O marido, em um primeiro momento, pode se assustar e não se abrir para o diálogo ou falar abertamente sobre o assunto”.

Muitas mulheres se encontram em casamentos infelizes, devido à dependência financeira e às vezes até agressiva, porque não tem segurança dos números.

Tagged: ,