Outubro Rosa: porque é tão importante falar sobre!

Outubro Rosa: porque é tão importante falar sobre!
OUTUBRO ROSA – CRÉDITO DIVULGAÇÃO

Por Ana Travassos

Um dos movimentos internacionais de saúde maior sucesso, o Outubro Rosa há três décadas alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama.

Seu maior objetivo é chamar a atenção para a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Desde o ano da criação da iniciativa, em 1991, aconteceram muitos avanços na ciência, nos tratamentos e também na disseminação do conhecimento.

Entretanto, somente em 2022 são esperados 66 mil novos casos da doença e de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 18 mil mulheres morrem anualmente no país, devido ao câncer de mama.

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama

O mais importante a salientar nesse momento é: como devemos prevenir a doença? 

Como médica, posso afirmar que, a exemplo de muitas doenças na medicina, não é possível garantir a prevenção do câncer em absolutamente todos os casos.

No entanto, existem hábitos que, se incorporados à rotina podem auxiliar a reduzir significativamente as chances.

Leia também: Outubro Rosa reforça necessidade da prevenção ao câncer de mama

Entre eles: o não tabagismo, a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, manter o peso adequado, quando possível, optar pela amamentação, evitar a ingestão de bebidas alcóolicas, manter o calendário de vacinação em dia (principalmente hepatite B e HPV) e fazer auto exame das mamas, pois caso encontre um nódulo, é imprescindível procurar um médico imediatamente para investigação.

Os exames de screening (rastreamento), que possibilitam o diagnóstico precoce, também são muito importantes, mesmo mantendo todos esses hábitos saudáveis.

O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença. Entre esses exames está a mamografia.

No Brasil ela é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos e de forma anual, segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Leia também: Mitos x verdades sobre a mamografia

Dados recentes publicados na “Radiology”, periódico da Radiological Society of North America, demonstraram que o exame em mulheres acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

Essa é a razão do Outubro Rosa ser tão importante! Ele nos lembra da necessidade da prevenção da doença, que é uma condição desafiadora e coloca não apenas a saúde física em risco, mas devasta o emocional de pacientes, familiares e amigos.

Vale lembrar que a mamografia, um exame não-invasivo e com um pequeno desconforto, associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença.

Não deixe você para depois! Aproveite este mês para colocar seus exames em dia. Previna-se!

*Ana Travassos é médica e atua na área farmacêutica, como escritora de literatura brasileira, é conhecida por Anne C. Beker.

Tagged: ,