Festival Plano de Menina retorna com programação no Masp

Festival Plano de Menina retorna com programação no Masp
Evento tem como tema o assunto latente dos últimos anos “Meninas e Mercado de Trabalho: O Futuro é Agora!” Imagem: Divulgação

Após dois anos de pausa no formato presencial devido à pandemia, evento aborda o futuro do trabalho para meninas

O Instituto Plano de Menina, criado pela jornalista e comunicadora social Viviane Duarte em 2016, já impactou positivamente a vida de mais de 3 mil meninas em cursos presenciais e, atualmente, atua em dez estados do Brasil, com uma metodologia que promove a autoestima, confiança e protagonismo de meninas pelo Brasil. Após a formação, as meninas são conectadas com oportunidades de emprego e estudos.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, as jornadas passaram a acontecer de forma virtual, com mais de 2 milhões de meninas impactadas e mais de 115 contratadas em empresas globais, como Ambev, The Body Shop e Unilever, entre outras. Para celebrar a retomada aos encontros presenciais, neste sábado, dia 29 de outubro, o Instituto realiza a quinta edição do Festival Plano de Menina. Pelo segundo ano, o evento acontecerá no Masp, um dos museus mais importantes da América do Sul, localizado em São Paulo (SP) e tem como tema um assunto latente dos últimos anos: “Meninas e Mercado de Trabalho: O Futuro é Agora!”.

Leia também: Curso desenvolve meninas como líderes no combate à crise climática

A programação é feita por e para meninas, com painéis e talks das alunas que fazem parte do projeto contando suas jornadas de realização de planos que transformaram suas realidades e também de suas famílias. Os painéis abordam temas como carreira e autoestima e contam com a participação de personalidades como Raquel Virgínia, CEO da Nhaí; a escritora Ryane Leão; Samantha Almeida, diretora de criação na Globo; Tatiana Vasconcellos, jornalista da CBN; e Kenia Miranda, gerente de Operações da Share Student Living. Além de música com Bia Doxum, Amanda Lyra e Abloom – participante do Instituto que, hoje, segue a carreira artística – e poesia com o grupo Slam das Minas.

Em parceria com a consultoria Wiz&Watcher, será divulgada a pesquisa “Meninas e o Futuro do Trabalho”. Por meio de uma ferramenta de Big Data proprietária que monitora as mudanças das temáticas da sociedade através de uma tagueamento de mais de 1200 temas, a Wiz&Watcher trouxe insights sobre a relação com o mercado de trabalho, com um aprofundamento no universo feminino, que representa a maior dimensão analisada – 17,25% (mais de 87 mil dados em um mês). Também foram ouvidas jovens, de 18 a 25 anos, que fazem parte do programa Plano de Menina, e uma análise de dados da pesquisa “Carreira dos Sonhos 2022”, realizada pela Cia de Talentos (recorte de jovens entre 20 e 25 anos, classe C, Brasil).

Para elas, a questão do pertencimento é chave. Sentirem-se incluídas e parte da empresa é decisivo para seus próximos passos profissionais. Os dados da Cia de Talentos corroboram mostrando que 30% valorizam as experiências que apoiam o crescimento e as fazem sentir parte da empresa. No entanto, 43% concordam que a empresa pode fazer mais para ser inclusiva e diversa.

Leia também – Mulheres e Meninas na Ciência: 4 histórias inspiradoras

Ao pensar em uma líder do futuro, as meninas anseiam por alguém com um olhar holístico, que veja além do trabalho, sejam mulheres fortes, que influenciam e defendam seus pontos de vista. Foram citados nomes como Michelle Obama, Gabriela Priori e Boca Rosa. Além disso, durante o evento, o Instituto Plano de Menina lançará o seu Banco de Talentos, uma plataforma de conexão entre meninas e empresas para oportunidades de vagas de emprego, além de jornadas de capacitação, conhecimento e muito mais.

“Os últimos dois anos foram muito desafiadores para todos nós, mas especialmente para mulheres e meninas periféricas. Ainda assim, mantivemos nossas ações ativas, auxiliando e capacitando nossas meninas. Como resultado, temos contratações incríveis em empresas globais, que mudaram a vida das meninas e das famílias. Por isso, o Festival esse ano vem com uma motivação especial de reencontro e resiliência. Mostrar o quanto seguimos superando barreiras e fazendo acontecer, e também, como será o futuro dessas meninas no mercado de trabalho daqui pra frente”, conta Vivi Duarte.

O evento tem patrocínio das marcas madrinhas Hershey’s, que trará a história das mulheres da campanha Hershe, Banco Pan, realizando um workshop de marca pessoal, e The Body Shop, com um case de contração de meninas do Instituto. Alpargatas, Amaro, Ben&Jerrys, Share Student Living, Eudora e BETC também marcam presença como apoiadoras.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis até 29 de outubro ou atingirem a capacidade de lotação.

Serviço:

Festival Plano de Menina

Dia 29 de outubro, das 13h30 às 19h

Masp – Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Ingressos: gratuitos e limitados

https://www.sympla.com.br/evento/festival-plano-de-menina-2022-meninas-e-mercado-de-trabalho-o-futuro-e-agora/1722389

Tagged: