Festa do Livro da USP retoma formato presencial

Festa do Livro da USP retoma formato presencial

Evento tem início em 9 de novembro e terá obras com desconto mínimo de 50% no preço de capa

A 24ª edição da Festa do Livro da USP (Universidade de São Paulo) retorna nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, ao formato presencial. Realizado nos últimos dois anos de forma virtual devido à pandemia de covid-19, o evento terá estandes de 185 editoras que representam 250 selos, entre os dias 9 e 12, com desconto mínimo de 50% no preço de capa das obras. A festa será na avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, na Cidade Universitária, na capital paulista.

O horário para visitação será das 9h às 21h de quarta a sexta-feira e das 9h às 19h no sábado. Já é possível consultar as listas de livros das editoras participantes pelo endereço eletrônico https://festadolivro.edusp.com.br/.

Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa permite ao leitor o contato com editoras que têm pouca divulgação no mercado editorial normalmente, muitas das quais de pequeno porte. Segundo os organizadores, o próprio nome do evento busca traduzir o sentimento de comemoração da leitura, para a qual leitores e editoras são convidados a participar.

Confira também – Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Serão 30 editoras universitárias com estandes próprios neste ano, além de outras seis que estarão no estande da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). O evento também reunirá 12 editoras de histórias em quadrinhos, ou HQs, que vêm caindo no gosto do público nos últimos anos.

Para o diretor-presidente da Edusp, Sergio Miceli Pessôa de Barros, a feira presencial tem o formato ideal para promover publicações como coleções, clássicos, ensaios e obras didáticas ou de docentes. “A Festa do Livro da USP nasceu com o contato físico entre público e editoras e queremos manter essa tradição, porque é uma forma de fortalecer o mercado editorial, principalmente, para as editoras universitárias, que fazem a difusão de produção de conhecimento e de clássicos que ficam fora do catálogo de selos comerciais por trazerem menor retorno comercial”, destaca.

Destaques

A Edusp disponibilizará um amplo catálogo de publicações com descontos mínimos de 50% e apresentará ao público a oportunidade de conhecer os lançamentos do último ano. Entre os destaques está o livro “Palmares & Cucaú: O Aprendizado da Dominação”, de Silvia Hunold Lara. A obra venceu o Prêmio Literário Biblioteca Nacional anunciado em outubro, na categoria “Ensaio Social — Prêmio Sérgio Buarque de Holanda”, com um retrato histórico sobre o acordo de paz negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e o rei dos Palmares, o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil.

Leia também: Campanha #PorJulia: reconhecer importância de escritora brasileira

Há muitos lançamentos que dialogam e contribuem com soluções para problemáticas em debate no Brasil atual, como o livro “Sob os Tempos do Equinócio: Oito Mil Anos de História na Amazônia Central”, do professor e arqueólogo Eduardo Góes Neves. A obra apresenta sítios arqueológicos na maior floresta tropical do mundo, que revelam que, há oito milênios, as populações indígenas na região eram estimadas em 10 milhões de pessoas, que não apenas viviam da paisagem natural como a moldaram de forma sustentável, um caminho que pode contribuir para políticas atuais de preservação e geração de riquezas.

Entre as obras didáticas está “Introdução à Filosofia da Educação: Uma Tradição Literária”, de Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Rogério de Almeida. O livro foi pensado para estudantes e professores dos cursos de pedagogia, ciências humanas e filosofia, com objetivo de apresentar o que os autores consideram mais importante como conhecimento básico necessário a investigações e leituras futuras.

Outra publicação de docentes universitários é “Química de Coordenação: Uma Abordagem Experimental”, de Ana Maria da Costa Ferreira e Henrique Eisi Toma. A principal característica do livro é justamente mostrar uma abrangência de ideias, conceitos e experimentos planejados sobre como partir de um elemento metálico como núcleo, para organizar ligantes e planejar novos compostos com funcionalidades desejadas.

Serviço:

24ª Festa do Livro da USP

De 9 a 12 de novembro, das 9h às 21h de quarta a sexta-feira, e das 9h às 19h no sábado

Cidade Universitária – Avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, capital

Informações: https://festadolivro.edusp.com.br/

Tagged: