Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Firminas para ler: publicações que fortalecem mulheres

Portal Firminas traz os recentes lançamentos de livros escritos por mulheres e que fortalecem mulheres, confira abaixo!

1 – Poemas sobre o amor e descobertas libertadoras

“Desfeita, Refeita – Poemas Sobre o Fim, o Meio e o Início”, novo livro da escritora e advogada Ruth Manus, fala de forma poética sobre o fim de seu casamento, seis anos depois de se mudar para Portugal para viver uma história de amor, e como as relações familiares a levaram a descobertas libertadoras. A obra traz ilustrações delicadas e sensíveis feitas por Maró Manus, mãe da autora, e é dedicado a todas as pessoas que sangraram, que se encolheram na cama, que se amedrontaram com a hora de acordar, mas que mesmo assim abriram os olhos e se levantaram.

Sobre a autora: Além de escritora, Ruth Manus é palestrante e colunista do jornal português Obser­vador. É autora de outros sete livros, entre eles “Guia Prático Antimachismo e Dez Histórias Para Tentar Entender um Mundo Caótico”, em coautoria com Jamil Chade, que foi finalista do prêmio Jabuti 2021.

Ficha Técnica:

“Desfeita, Refeita – Poemas Sobre o Fim, o Meio e o Início”

Ruth Manus

Editora Sextante – 160 páginas

2 – Protagonismo assexual: um amor romântico fora do convencional

Você já se perguntou qual é o significado da letra “A” na sigla LGBTQIAP+? A inicial se refere à assexualidade, uma orientação que engloba pessoas que não sentem atração sexual ou que podem ter atração, mas em situações específicas. Em “Um Mundo de Cores”, da escritora Virginia P. Pagliarin, a protagonista Camila termina um namoro de longa duração por não se sentir confortável em manter relações sexuais. Desde o início, a personagem ressalta: não há nenhum problema com seu ex-namorado, mas ela precisa priorizar suas vontades para entender a si mesma. Camila enfrenta a incompreensão de amigos de longa data, mas também faz novas amizades com pessoas que a aceitam como ela é. Sua virada vem com o acesso a um aplicativo de encontros, com o intuito de fazer pontes entre pessoas assexuais, onde Camila inicia um novo e “diferente” relacionamento. No livro, os leitores que também sentem não se encaixarem nos padrões aceitos socialmente encontrarão identificação na história de Camila.

Sobre a autora: Arquiteta e urbanista por formação, Virginia P. Pagliarin trabalha como orçamentista, e produz conteúdo para um canal na plataforma Twitch chamado “GoGoGo Vika”. Sua primeira obra, “Lissandra de Hallaren”, foi lançada  de maneira independente no início de 2022.

Ficha Técnica:

“Um Mundo de Cores”

Virginia P. Pagliarin

Editora Viseu – 174 páginas

3 – Pedagoga ensina crianças sobre ancestralidade

Filha de uma mãe com pele branca e de um pai com pele preta, Maria é fruto da miscigenação. Incompreendida pelos parentes e alvo de piadas por causa do seu cabelo, a criança levanta questionamentos sobre não se parecer com os pais. É com esta narrativa que a pedagoga Aline Reflegria apresenta “A Menina que Ancestrou”.

Professora da educação infantil, Aline acredita que a literatura pode servir como refúgio e acolhimento para as crianças. A partir da informação de que existem mais de 100 tons de peles pretas no Brasil, “A Menina que Ancestrou” conta, através de páginas ilustradas pelo artista Ramo, como a pequena Maria aos poucos conhece mais de si mesma, sobre sua ancestralidade e passa a compreender a grande variedade de cores que o corpo humano pode ter. A obra consegue acolher muitas crianças e até mesmo adultos que passam por dificuldade para definir e expressar qual é o tom da sua pele.

Sobre a autora: Aline Reflegria é o pseudônimo de Aline Ariane Aparecida Rossi. Casada e mãe de dois filhos, nasceu em 1987, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Atualmente é professora de educação infantil, ludopedagoga e pós-graduada em Educação Ambiental.

Ficha Técnica:

“A Menina que Ancestrou”

Aline Reflegria

Literando Editora, 16 páginas

4 – O impacto negativo de chefes tóxicos e suas consequências na carreira

Aposto que você também já teve um chefe terrível. Daqueles que tiram o sono, transmitem ameaça no olhar, reviram o estômago e dão até calafrios. Essa descrição fez com que a publicitária Marília de Castro transformasse suas frustrações profissionais, em especial a relação tóxica que vivenciou com alguns ex-chefes, na obra “Meu Chefe é Um Pesadelo”, que serve de alerta para quem sofreu (ou ainda sofre) esse tipo de assédio e para quem ocupa posição hierárquica de importância no mercado faça uma autoanálise de sua postura no ambiente corporativo.

De forma descontraída, a autora tenta mostrar através de suas desventuras profissionais casos reais pelos quais passou e como reagiu a tais ataques. Ela que sempre teve o sonho de viver da arte, abdicou dessa vontade para tentar uma carreira que a remunerasse melhor. Infelizmente “a conta não fechou” pois, além de ter de lidar com a toxicidade das chefias, ela não reuniu forças para lutar pela mudança desse cenário.  “Meu Chefe é Um Pesadelo” serve de parâmetro sobre o ambiente de trabalho no qual o leitor está inserido.

Sobre a autora: Marília de Castro nasceu em 1989, na Vila Mariana, em São Paulo. Tornou-se redatora publicitária em 2015 e passou por pequenas, médias e grandes agências de publicidade, criando textos em formatos impressos e digitais para grandes marcas e clientes, como Chevrolet, Samsung, Yoki, Levi’s, Fiat, Bradesco, Mastercard, Itaú, Colgate, Track&Field, Rio Quente Resorts, Meio&Mensagem e muitos outros.

Ficha técnica:

“Meu Chefe É Um Pesadelo”

Marília Carneiro Monteiro de Castro

Editora Telha – 80 páginas

5 – Mulheres que dão a volta por cima e fazem acontecer

Sabe aqueles livros que você degusta e termina com a vontade de fazer a mesma coisa ou pelo menos recebe um despertar para mudar de vida? Recheado de relatos de muita resiliência e superação, a obra “As Incríveis”, com coordenação editorial de Walkiria Almeida, conta 26 histórias de mulheres que deram a volta por cima e fizeram acontecer. Elas se reuniram para compartilhar suas histórias pessoais para inspirar mais mulheres a dar os passos em direção à independência financeira e ao sucesso pessoal. O livro oferece um ponto de vista único por meio das aventuras, lutas, tristezas e alegrias que essas mulheres experimentaram em seus caminhos que trilharam até o apogeu de suas vidas.

São coautoras desta obra: Ana Paula de Jesus Vieira, Ana Paula de Sousa Costa, Andrea Ambrozio, Arilza Moraes Moura Reis, Cássia Cristina da Silva, Cibele Cristina Ortega, Denise Izidorio, Edna Alexandra dos Santos, Elídia de Paula Ribeiro, Elizabeth Conceição Jesus Silva, Eneida Gonçalves Mastropasqua, Eunice Teixeira da Silva, Eunice Teodora dos Santos Crescencio, Fernanda Diniz de Oliveira Campos, Karina Andrea Picon, Laisy Guedes, Larrisa Dias Sonsin, Marcela Hosne Ardito, Mariane Caldeira Nava, Patrícia Gonçalves dos Santos, Raimunda Madima da Costa Oliveira, Roberta Tatiana dos Santos, Suleima Omar Sanches, Tatiane de Carvalho Vitorino, Valeria Caruso e Walkiria Almeida.

Sobre a coordenadora editorial: Walkiria Almeida é mestre em Administração com concentração em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda Marketing (ESPM) e tem mais de 30 anos de experiência como secretária executiva de presidência e diretoria. Palestrante nacional e internacional, docente na FMU e diretora da WA – Educação Corporativa e New Consultoria Jobhunter, Headhunter e Mentoria. Coordenadora, autora e coautora de obras.

Ficha Técnica:

“As Incríveis”

Walkiria Almeida

Editora Literare Books International – 216 páginas

6 – A importância de organizar a casa para uma vida mais equilibrada

Perder chaves, documentos ou objetos de valor é um gatilho de frustração poderoso para quem está com a cabeça cheia de problemas que parecem sem solução. Este é um exemplo de situação corriqueira que pode desencadear uma espiral de autocobrança e sentimento de incapacidade. Com o livro-caixinha “Ordem Na Casa”, será possível redescobrir a organização não como tarefa obrigatória, mas como um caminho para buscar equilíbrio na vida e possibilitar o foco apenas no que traz felicidade. A obra é assinada por Flávia Lippi, jornalista especialista em neurociências e comportamento, e Márcia Primo Costa, referência em organização e gestão de estilo de vida. A partir de 100 perguntas que incentivam um olhar interno sobre o verdadeiro significado de palavras como ação, organização, disciplina e liberdade, as autoras estimulam uma transformação que, neste caso, acontece de fora para dentro.

“Ordem Na Casa” reforça que, assim como a relação com o corpo pode dar indícios sobre o estado mental, a dinâmica do indivíduo com os espaços que ele ocupa também funciona como termômetro para avaliar o bem-estar emocional. Isso porque eliminar a bagunça dos espaços físicos, sejam eles em casa ou no trabalho, é fundamental para otimizar o tempo, conquistar mais momentos de lazer e garantir que os pensamentos e emoções estejam equilibrados.

Sobre as autoras: Flávia Lippi é cofundadora do Instituto IDHL. Jornalista científica de formação, pesquisa e escreve sobre neurociências e comportamento, gestão emocional e inovação nas relações de trabalho. Já publicou 13 livros.

Márcia Primo Costa é especialista em organização. Tem um portifólio com mais de mil casas organizadas. É uma das idealizadoras da Bespoke Organiza, que hoje também engloba serviços de concierge, viagens e estilo de vida.

Ficha Técnica:

“Ordem na Casa”

Flávia Lippi e Márcia Primo Costa

Matrix Editora – 100 páginas

7 – Romance brasileiro explora os limites da razão diante das injustiças

As belíssimas cachoeiras e fauna diversa de Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, sempre foram alento para Amara, protagonista de uma vida sofrida relatada no lançamento “Quedas da Alma”. A ficção, assinada pela autora Nilva Tânia Facco, é um convite aos leitores refletirem sobre os limites do equilíbrio humano em situações injustas da vida.

A jovem Amara teve de lidar com injustiças desde muito cedo; foi humilhada, vítima de preconceito de classe, de tentativa de estupro, testemunha ocular do homicídio do pai e lidou com o descaso das autoridades quando denunciou casos de pedofilia.

Diante de tanta dor e tragédias, se viu obrigada a escolher: fazer justiça com as próprias mãos ou perdoar e esperar que o universo se encarregasse das consequências. As decisões tomadas pela protagonista guiam o enredo em uma sucessão de reviravoltas, que evidenciam um sério debate sobre vingança e lei do retorno.

Sobre a autora: Nilva Tânia Facco nasceu em Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina e atua como empreendedora e escritora. Por 27 anos, trabalhou como técnica no poder judiciário do Estado e, após a aposentadoria em 2018, passou focar em outras duas paixões: o empreendedorismo e a escrita. Na literatura assina o conto “Nuances – Do Cinza às Cores” na antologia “O Vazio”, publicado em 2020, e também o romance “Hidratando Corações”, lançado em 2021.

Ficha Técnica:

“Quedas da Alma”

Nilva Tânia Facco

Editora Illuminare – 140 páginas

8 – A dor da perda transformada em empoderamento feminino

O sofrimento causado pelo luto gestacional dificilmente pode ser traduzido em palavras. No caso da escritora Rita Cota, esta experiência, vivida em 2015, foi ainda mais traumática. Uma gravidez ectópica, quando o embrião se desenvolve fora da cavidade uterina, foi descoberta pouco antes do óbito do bebê. Decidida a não se lamentar, ela se agarrou na leitura, e gradualmente, encontrou na escrita o canal para transformar a própria tristeza em um meio de empoderar outras mulheres.

Rita se viu impelida a refletir sobre as vivências femininas, especialmente as limitações socialmente impostas no que diz respeito à sexualidade. Em “Seu Vício, Nosso Segredo”, ela discute temas de relevância atual como: críticas sociais, ética profissional, valorização da mulher, desigualdade econômica, vida familiar baseada em aparências e tabus sexuais.

Na história, a chegada de um empresário bem-sucedido na emergência de um hospital desestabiliza a rotina de Francesca, a médica de plantão. Ele exige atendimento diferenciado devido à sua condição social privilegiada, mas a profissional se recusa a aceitar tais imposições. Francesca se torna um alvo a ser conquistado pelo paciente enigmático e acaba envolvida em uma trama que a faz questionar os próprios valores e as amarras impostas socialmente pelo fato de ser mulher.

Sobre a autora: Nascida em 1984 em São Paulo, Rita Cota sofreu uma perda irreparável de um filho em 2015 e agarrou-se à escrita como forma de lidar com o luto. Seu primeiro livro, “Seu Vício, Nosso Segredo”, é o resultado dessa superação e trata da importância de promover a liberdade sexualidade feminina, ainda hoje restringida por valores familiares e sociais.

Ficha Técnica:

“Seu Vício, Nosso Segredo”

Rita Cota

LC Editorial – 392 páginas

9 – Brasil sob um novo olhar de Rachel Sheherazade

Os brasileiros são fortes, mas o Brasil é frágil. Como conviver com tantos males no país? Conformar-se ou protestar? A jornalista Rachel Sheherazade acredita que vale a pena insistir por um Brasil melhor e mais justo para todos. Por conta disso, ela analisa, reflete, comenta e escreve. Com esta perspectiva, Rachel compreendeu que os conceitos jamais podem ser gravados em pedra e repensou alguns de seus ideais. A partir dessa nova concepção, a jornalista sentiu a necessidade de revisitar o primeiro livro que publicou.

“O Brasil Ainda Tem Cura” chega em 2022 diante de um cenário de mudanças na política nacional. A obra é mais do que uma atualização de “O Brasil Tem Cura”, lançado em 2015. Trata-se de uma profunda reflexão sobre os problemas que cercam a política no país. Rachel Sheherazade não apenas aponta essas adversidades, mas sugere soluções e busca conscientizar toda a população que cada cidadão é corresponsável pelo estado atual das coisas e pelos rumos da nação brasileira.

Após sete anos da primeira obra, os assuntos abordados na obra são muito mais atuais e urgentes. Sheherazade abrange neste livro temas como intolerância religiosa, valores culturais enraizados – como o “jeitinho brasileiro” –, questões que acometem ricos e pobres, novos insights sobre a política de cotas para estudantes e atualizações sobre os capítulos da história do Brasil até antes das eleições de 2022.

Sobre a autora: Rachel Sheherazade é jornalista. É colunista da “Revista Isto É”, onde escreve artigos e análises. Comandou o programa “Metrópoles Entrevista”, no Portal Metrópoles, ancorou o principal telejornal do SBT e esteve à frente do “Jornal da Manhã”, da rádio Jovem Pan. Foi assessora de comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba entre os anos de 2000 e 2011. Criou o Núcleo de Televisão do TJPB. Foi correspondente da TV Justiça. Atuou como repórter nas redes Globo e Record entre 2000 e 2003.

Ficha Técnica:

“O Brasil Ainda Tem Cura”

Rachel Sheherazade

Editora Mundo Cristão – 128 páginas

10 – Livro traz perguntas e respostas sobre menopausa e reposição hormonal

Há uma certeza: a menopausa não é para os fracos. São muitas mudanças em vários aspectos: hormonais, emocionais e físicos. E, às vezes, tudo acontece muito rápido. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Apesar das dificuldades, esse processo é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre menopausa e reposição hormonal, a médica ginecologista Luciana Melo escreveu “Menopausa Sem Stress: 101 Perguntas e Respostas Sobre Menopausa e Reposição Hormonal”,  para mulheres que estão passando por essa fase tão complexa. A finalidade da obra é que a leitora tenha um guia de consulta quando as questões aparecerem.

Sobre a autora: Luciana Melo é formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1998, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no HRS SES-DF.

Ficha Técnica:

“Menopausa Sem Stress: 101 Perguntas e Respostas Sobre Menopausa e Reposição Hormonal”

Luciana Melo

Editora Literare Books International – 178 páginas

Tagged: