Precisamos falar sobre gordofobia urgentemente!

Quando se trata de ridicularizar o corpo gordo, não tem visão política de esquerda ou direita, o preconceito grita a todo momento

Estou vendo desde ontem circular uma foto de um dos terroristas de Brasília com muita risada e ridicularização porque, além de ser um homem acima do peso, ele está de sunga. Recebi essa foto pelo menos umas dez vezes ontem, em grupos ou individualmente. Não vou postar a foto aqui para não expor o corpo do cara, o que em toda essa história é o menor do problemas.

Vi muitos homens mulheres super sarados que estão ou presos ou procurados pela destruição que causaram. Não vi nenhum deles exposto em traje de banho, e acredito que haja essas fotos em suas redes sociais. Por isso, no caso desse homem gordo, tenho certeza absoluta que havia outras fotos e pegaram essa. Se o cara fosse todo sarado ou padrão nem teriam usado uma foto assim ou, se tivessem, não haveria toda essa ridicularização do seu corpo. Vi muita gente de esquerda ridicularizando Joice Hasselmann, quando ainda era gorda e defensora do bolsonarismo, muito mais pelo seu peso do que por suas ideias escrotas.

Quando se trata de gordofobia, não há esquerda ou direita, o preconceito está ali entranhado. Demorei muito anos a entender quando sofria gordofobia, porque às vezes até mesmo a pessoa que a praticava não  percebia o que estava fazendo. Já me entendi e aceitei como pessoa gorda e SAUDÁVEL e hoje convivo com isso relativamente bem, quem me conhece sabe o quanto sou vaidosa, não deixo de sair por causa do meu peso, uso biquíni, me acho bonita, mas ainda assim às vezes me pego justificando a razão de meu corpo não estar dentro daquilo que chamam de “padrão”. E aos quase 51 anos posso dizer que é extremamente exaustivo, para dizer o mínimo, precisar justificar meu corpo, até porque sou acima do peso praticamente desde que nasci. Corpos gordos ocupam espaços – literalmente em todos os sentidos – e precisam ser respeitados. Sejam eles de qualquer espectro político.

Tagged: , , , , ,