Povo Yanomami: um genocídio anunciado…

Yanomami o genocídio anunciado
Foto: Tânia Rego/ Agencia Brasil

Relatório público da Hutukara Associação Yanomami, lançado em abril do ano passado, já alertava a sociedade sobre a destruição do garimpo na maior terra indígena do país

“Cadê os Yanomami? A pergunta que viralizou nas redes sociais esta semana expôs a situação trágica do povo Yanomami sob a mineração. A floresta está sofrendo, os Guardiões da Terra estão morrendo e os povos indígenas clamam por socorro…”

Assim começa a matéria do Portal Firminas publicada no dia 6 de maio de 2022, escrita a partir do relatório “Yanomami Sob Ataque: Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e propostas para combatê-lo” — um levantamento do avanço da destruição garimpeira na maior terra indígena do país, lançado pela Hutukara Associação Yanomami no dia 11 de abril do ano passado.

Um documento público, que gerou um certo movimento nas redes sociais, mas, que agora notamos, houve um silêncio ensurdecedor de boa parte da grande mídia…

Claro, “Firminas”, “Jornal Brasil de Fato” e outros poucos portais/sites que abordaram o assunto na época não tiveram repercussão a ponto de chamar atenção da sociedade brasileira. Uma sociedade em que boa parte já estava decidida a manter um governo de alma fascista.

Acompanhando os jornalistas dos grandes meios comentando o assunto, não há como não vir à mente: a gente já sabia disso o ano passado.

Hoje, no “É da coisa”, Reinaldo Azevedo abordou o estupro das meninas indígenas pelos garimpeiros, o corpo da mulher como moeda de troca por comida.

No próximo domingo, 29/01, terá reportagem especial sobre os Yanomamis no Fantástico!

A gente já sabia. A gente já sabia e escreveu sobre isso. Está tudo no Relatório, que já era PÚBLICO no ano passado.

Não precisava chegar ao ponto que chegou… Era necessário, como sociedade, termos agido antes. Quantas vidas custaram esse atraso? Quanta água contaminada por mercúrio em todo esse período? Quanto desmatamento? Quanta destruição? Sim, estamos numa sociedade doente.

Para nós, que já gritávamos sobre essa tragédia, tudo isso que hoje está fazendo as pessoas se emocionarem e se sensibilizam é desolador demais.

E só não corrói as esperanças de um Brasil melhor porque a maioria dos eleitores votaram no candidato de uma frente contra o fascismo.

Leia também: Por que Firminas votam Lula?

Desde a posse – e até antes dela – o governo Lula já pontuou suas prioridades e a criação de um Ministério dos Povos Indígenas, tendo à frente Sonia Guajajara, aponta que agora estamos no caminho correto para salvar vidas, e não exterminar um povo.

Que a justiça seja feita. Genocídio é crime.

Para quem se interessar, o link do Relatório: https://lnkd.in/d5ajVb_i

Leia aqui a matéria do Portal: Estupro, morte, destruição: o inferno que vive o povo Yanomami sob o garimpo ilegal

#yanomami
#ianomamis
#domphillips#brunopereira#amazonia
#povosindigenas#povostradicionais#brunoedom
#davikopenawa#povosindigenasbrasileiros#meioambiente#sosyanomami#jairbolsonaro#genocidio #garimpoilegal

Tagged: , ,