Concessionária forma primeira turma exclusiva de mulheres operadoras de trem

Formatura foi realizada no Dia Internacional da Mulher, no auditório do Pátio Presidente Altino; profissionais vão atuar nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em São Paulo

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, formou a primeira turma de operadoras de trem composta exclusivamente por mulheres. A cerimônia de formatura foi realizada na quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no auditório do Pátio Presidente Altino, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo .

Ao todo, 12 mulheres foram oficialmente habilitadas como Agentes de Atendimento e Operadoras de Trem para atuação nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A turma também foi supervisionada por uma mulher. “Foi com muita satisfação que aceitei o desafio de estar à frente do treinamento da primeira turma de operadoras de trem exclusivamente composta por mulheres do Brasil. Participei da formação de outra equipe, porém de 14 operadores, apenas três eram mulheres”, conta Cristiane Máximo, supervisora de Interação com o Cliente – Tráfego.

“Passar meu conhecimento a essas mulheres, a parte teórica e prática dos trens e da via, cada qual com sua história de vida e profissional, foi muito gratificante e um grande aprendizado também. Foi motivador ver como uma sempre apoiou a outra nos momentos de dificuldade. O espírito de equipe esteve muito presente”, completa.

Superando desafios

Dentre as 12 mulheres que se formaram na turma de operadoras de trem da ViaMobilidade estão Liliane Marques Duarte, de 27 anos, e Jéssica Alvarenga Caldas Cabral, de 28 anos. Ambas conciliaram os estudos com a maternidade até chegarem à conquista de serem habilitadas como operadoras de trem. Liliane tem um filho de 7 anos. Antes de passar no processo seletivo e iniciar o curso de formação na ViaMobilidade, trabalhava no setor de telemarketing, conciliando a maternidade e o trabalho com a faculdade.

“Quando vi a oportunidade de entrar na ViaMobilidade, foi minha chance de mostrar que a mulher pode chegar aonde ela quiser”, conta. “Algumas pessoas acham que não podem conseguir um emprego bom. É um desafio conciliar tudo, porque mesmo com o suporte da família eu preciso estudar, trabalhar e cuidar do meu filho, mas é uma grande conquista poder falar que eu consegui e dou conta. Meu coração está saltitando de alegria. Eu estou feliz e minha família também”, concluiu.