Firminas para ler: novidades!

Firminas para ler: novidades! capinhas de 10 livros indicados na matéria

Portal Firminas traz os lançamentos de publicações escritas por mulheres e que fortalecem mulheres, confira abaixo!

1 – Ambiente universitário é palco de amor entre professores de Exatas

“O Exato de Nós Dois”, de autoria da mestra em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Márcia da Silva Martins, aborda os bastidores da vida acadêmica através de dois personagens cujo relacionamento é alimentado pelas nuances pertinentes à profissão. A vida do referido casal não é um “comercial de margarina”. O livro apresenta uma tríade entre a universidade, a matemática e a literatura, e navega pela vida tanto pessoal quanto acadêmica do casal de professores universitários através de uma saborosa ficção.

Na obra são trazidos à baila questões sobre o ônus e os louros da vida dos protagonistas que seguiram a carreira de docentes. O grande destaque do livro é mostrar como eles encaram a convivência ao longo de quatro décadas de relação, superando as divergências e crises que afetam qualquer casal.

Sobre a autora: Márcia da Silva Martins foi professora de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF por mais de 30 anos.

Ficha técnica:

“O Exato de Nós Dois”

Márcia da Silva Martins

Editora Kazuá

2 – O poder do empreendedorismo da mulher negra

Sob a coordenação editorial da especialista em diversidade e inclusão Ana Minuto, 14 coautoras dividem seus conhecimentos de empreendedorismo, sua trajetória pessoal e suas conquistas no livro “A Potência: Empreendedorismo da Mulher Negra”. Andreia Lima, Camila Lima, Isabela Brito, Janina Jacino, Layla de Souza, Marcia Deraoui, Marizilda do Nascimento, Mona Kisola Dya Nzambi, Mônica Costa, Sabrina Modesto, Samanta Lopes, Silvana Inácio, Thays Araújo e Verônica Machado falam sobre dicas de empreendedorismo, negócios e mercado para inspirar as mulheres pretas a enfrentarem os desafios e trazer alegria e esperança para elas. A coordenadora da obra fez questão de reunir somente coautoras negras para mostrar que, apesar de elas terem menos acesso às oportunidades, são potentes e grandiosas.

Leia também: Lançamentos de publicações que fortalecem mulheres

Sobre a autora: Ana Minuto e CEO da Minuto Consultoria Empresarial & Carreira. Mestre em Diversidade, LeaderShip na Promoting Women’s Politic and Economic Empowerment, master coach de Carreira e treinadora IFT. Por 20 anos, atuou na Promoção da Equidade Racial e Gênero, Combate ao Racismo e a Violência Doméstica através da Associação Fala Negão Fala Mulher, onde gerenciou e implantou projetos em parceria com a Prefeitura de São Paulo, ONU, UNESCO, UNICEF, OPAS, OMS e UNFPA, e através dos trabalhos realizados recebeu os Prêmios Teodosina Cardoso e Plataforma dos Centros Urbanos da Unicef.

Ficha Técnica

“A Potência: Empreendedorismo da Mulher Negra”

Ana Minuto (coordenadora)

Editora Conquista

128 páginas

3 – A luta contra o racismo é de todos

O livro “Do Outro Lado, do Lado de Cá”, escrito por Priscilla Celeste com fotografias de seu marido Roni Munk, conta a trajetória antirracista de sua família desde a chegada de Renan, um filho negro, que os despertou para um problema que no meio em que viviam era muito distante. Priscilla e Roni têm cinco filhos. O caçula é Renan, que atualmente tem 16 anos, e foi com sua chegada que essa família multirracial de classe média alta começou a vivenciar, “do lado de cá”, os impactos individuais e coletivos do racismo sobre “o outro lado”.

Em 2013, a família passou por um episódio que marcou sua trajetória antirracista: Renan, com apenas sete anos, foi expulso de forma violenta de uma concessionária BMW no Rio de Janeiro. Esta foi uma das primeiras denúncias de racismo noticiada pelos mais importantes meios de comunicação, que ganhou as manchetes no Brasil e no exterior. O episódio é apenas um exemplo do que acontece a toda hora, em todos os cantos do país, expresso pelos depoimentos de cada um dos entrevistados e fotografados para o livro.

O casal também processou a loja, que foi condenada por danos morais e a pagar uma indenização de 22 salários-mínimos. O dinheiro foi doado pela família à Associação Nova Vida, instituição que apoia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a autora: Priscilla Celeste é professora e tradutora.

Ficha técnica:

“Do Outro Lado, do Lado de Cá”

Ipsis

112 páginas

4 – A mudança de vida perto dos 40 anos

“João Maria Matilde”, novo romance da escritora mineira Marcela Dantés, conta a história de Matilde, mulher forte e independente que pensava ser filha de pai desconhecido e, perto dos 40 anos, recebe um telefonema que desorganiza sua vida. O português João Maria é seu pai, já está morto e deixou um testamento, a ser lido com data e hora marcada em uma pequena vila além-mar.

Deixando no Brasil o namorado, Abel, e Beatriz, a mãe, que sofre com um Alzheimer precoce, a protagonista, já em Portugal à espera da leitura do testamento, faz um mergulho tão inesperado quanto solitário em seu passado desconhecido. Psicologicamente fragilizada, Matilde se vê obrigada a enfrentar seus maiores medos, síndrome do pânico e alguns delírios que insistem em aparecer quando ela mais precisa de lucidez. Na busca por suas origens, é na terra do pai que ela encontra uma versão surpreendente, emocionante e transformadora de si mesma e de sua história.

Sobre a autora: Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte, em 1986. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. É autora da coletânea de contos “Sobre Pessoas Normais” (2016), obra semifinalista do Prêmio Oceanos 2017. “Nem Sinal de Asas”, seu primeiro romance, foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2021 e do Prêmio São Paulo de Literatura.

Ficha técnica:

“João Maria Matilde”

Marcela Dantés

Selo Autêntica Contemporânea

160 páginas

5 – O caminho para a independência financeira

A escritora, palestrante e planejadora financeira Rosielle Pegado apresenta em seu livro “Mulheres Independentes: Seja Líder da Sua Vida”, reflexões e orientações para mulheres, mais do que reivindicarem sua autonomia financeira, administrarem seus recursos de forma consciente e consistente.

O livro fornece orientações importantes sobre como as mulheres podem gerenciar melhor suas finanças, reduzir as dívidas e desenvolver um plano para garantir um futuro sustentável para si e sua família, reduzindo o stress e a ansiedade que muitas vezes vêm com questões financeiras, levando-as a viver uma vida mais feliz e mais gratificante.

Sobre a autora: Rosielle Pegado é paraense e mora em Sumaré (SP). Formada e mestre em Engenharia Civil, fez sua transição de carreira após uma estada na Alemanha para seu doutorado, onde conectou-se com os estudos de Finanças e passou a oferecer consultoria de planejamento financeiro. É autora de diversos títulos, entre eles “Maternidade e Finanças” e “Introdução Alimentar e Finanças”.

Ficha técnica:

“Mulheres Independentes: Seja Líder da Sua Vida”

Rosielle Pegado

Editora Flyye

92 páginas

6 – Veterinária que superou câncer cerebral conta sua história

“Por Trás da Cicatriz” narra a trajetória da veterinária Daiene Berdoldi, partindo de uma profissional no auge dos seus 36 anos prestes a se casar para, de repente, tornar-se uma paciente de câncer cerebral. Na obra, ela conta como foi a turbulenta descoberta do tumor logo nos primeiros dias de 2020, passando pelo reconhecimento e aceitação do seu corpo, pela confiança na complexa cirurgia a que foi submetida, pela garra durante sua recuperação e pela parceria do então noivo Marcos na retomada dos seus sonhos e na concretização do casamento – ainda recém-operada e com pontos infeccionados na cabeça – exatamente no mesmo dia, lugar e do jeito que fora planejado desde o início.

A autora retrata, ainda, as sessões de radioterapia seguidas pelas quimioterapias e seus efeitos colaterais, enquanto voltava parcialmente à sua rotina. Ela começou a escrever o livro ainda no hospital, quando sentiu que precisaria deixar um legado para ajudar outras pessoas em situações semelhantes.

Sobre a autora: Daiene Berdoldi é natural de São Bernardo do Campo (SP) e passou parte da infância em São Caetano do Sul até mudar-se para a Capital, onde formou-se em Medicina Veterinária na Universidade Metodista de São Paulo. Em 2016 fundou a Essencial Coach, que oferece consultorias e treinamentos a diversas áreas profissionais. Atualmente é diretora executiva da companhia, coach e palestrante. Além de “Por Trás da Cicatriz”, é coautora do livro “Veterinário de Sorte”, lançado em 2020.     

Ficha técnica:

“Por trás da cicatriz”

Autores: Daiene Berdoldi e Rodrigo Sá (ghostwriter)

Editora Ação Set

169 páginas

7 – Legado de romancista é resgatado com publicação de obra impressa

A contribuição da romancista Tereza Albues para a literatura brasileira poderá surpreender leitores e críticos. Escolhida como Patrona Perpétua das Letras Brasileiras em Nova York em 2013 e Mestra da Cultura em Mato Grosso neste ano, seu legado será resgatado com o lançamento da versão impressa de seu livro “A Dança do Jaguar”. A obra foi lançada apenas em formato digital no Salão do Livro de Paris, no ano 2000.

Em “A Dança do Jaguar”, o leitor acompanha uma trama de mistério, suspense e sensualidade ambientada em São Francisco, na Califórnia. A jovem pintora Nayla Malloney aluga um espaço no Solar Maltesa, casa vitoriana de três andares que aos poucos tem sua história sombria e sinistra revelada. Dividindo o lugar com o excêntrico e recluso botânico Tristan O’Hara, Nayla embarca em uma jornada repleta de aparições, sonhos e pressentimentos.

Leia também: nove publicações com vozes de mulheres

Sobre a autora: Tereza Albues nasceu em Várzea Grande (MT). Graduou-se em Direito, Letras e Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Escritora brasileira respeitada internacionalmente, viveu por 25 anos nos Estados Unidos, onde produziu toda sua obra. A escritora faleceu em 2005, vítima de um câncer. Deixou como legado para a literatura brasileira livros ainda inéditos que serão publicados pela Entrelinhas Editora, autorizada pelos seus herdeiros, que vivem em Nova York.

Ficha técnica:

“A Dança do Jaguar”

Tereza Albues

Editora Entrelinhas

208 páginas

8 – A dura realidade de mães encarceradas retratada em livro

Histórias de vidas de mães encarceradas, o abandono e as dores na relação entre essas mulheres e seus filhos estão retratados no livro “Ausência”, de autoria da fotógrafa Nana Moraes. A obra é resultado do projeto Travessia, desenvolvido pela autora no presídio feminino Nelson Hungria, no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro. Ao mergulhar no universo das presidiárias, Nana percebeu que elas quase não recebem visitas e ficam anos sem notícias dos filhos. O projeto teve como objetivo estabelecer uma via de comunicação entre as mães encarceradas e suas famílias, por meio da fotografia e cartas.

No projeto, mulheres presas escreveram cartas para seus filhos e foram fotografadas por Nana em um fundo de céu preparado especialmente para elas. As fotos e os textos foram enviados pela fotógrafa às famílias, com um pedido de autorização para que os filhos também fossem retratados em casa.

Nana criou uma espécie de livro “arpillera” (técnica têxtil, manual, que borda retalhos e sobras de tecido, utilizada pelas mulheres do Chile para se expressar sobre a resistência política nos anos de ditadura): bordou mais de 50 páginas com fotografias, retalhos, objetos. Também os textos que contam as histórias são costurados em “retalhos”: a fotógrafa entrelaçou trechos das cartas das mães, filhos, cuidadores, famílias para tecer diálogos que expressam essas relações.

Sobre a autora: Nana Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1963, é fotógrafa e diretora do Retrato Espaço Cultural. Recebeu por “Ausência” a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), em sua 16ª edição.

Ficha técnica:

Ausência

Nana Moraes

Editora Nau

192 páginas

9 – Livro de suspense atualiza tragédia grega “Medeia”

Pode parecer que tudo já foi dito sobre a experiência da maternidade e os seus lados mais sombrios. Entretanto, ainda há muitos cantos para iluminar, como mostra o livro de Katixa Agirre, “As Mães São Muitas”, que revisita e atualiza a tragédia grega “Medeia”, de Eurípedes.

Na obra, uma mãe assassina os próprios filhos gêmeos. A protagonista-narradora, prestes a dar à luz um filho, fica obcecada com a história e decide escrever sobre ela, como uma forma de tentar compreender e, também, para investigar se os amores são capazes de matar. Tecido com os fios de um verdadeiro thriller, o romance é inovador e perturbador. Katixa Agirre reflete sobre a relação entre maternidade e criação, construindo um diálogo literário delicado com autoras como Sylvia Plath e Doris Lessing – que já abordaram o tema em grandes obras. Como fio condutor, um questionamento incômodo: ser mãe é uma prisão?

Sobre a autora: Escritora de língua basca, Katixa Agirre é doutora em Comunicação Audiovisual e professora da Universidade do País Basco. Publicou as coletâneas de contos “Sua Falla Zaigu” (2007) e “Habitat” (2009); os livros infantis “Paularen Seigarren Atzamarra”, “Ez Naiz Mermaid Bat, Eta Zer?” e “Problema de Patzikuren”. Em 2015, publicou seu primeiro romance “Atertu Arte Itxaron”, que conquistou dois prêmios literários.

Ficha técnica:

“As Mães São Muitas”

Katixa Agirre

Primavera Editorial

202 páginas

10 – Em romance-poema, tempos e olhares se atravessam para traçar um plano de fuga

Um teclado sem pilhas, carretéis vazios, o jardim de inverno em um país tropical. A partir dos objetos e espaços de casa de infância, a autora Marana Borges reconstrói a arquitetura da sua própria história: a ausência do pai, a mãe controladora e a relação confusa com o irmão. Na obra “Mobiliário Para Uma Fuga Em Março”, a casa aos poucos ergue-se como grande personagem e o centro de um segredo silenciado pela família. Neste romance-poema, inúmeros tempos e olhares se atravessam para traçar um plano de fuga.

O livro fala sobre como pode ser difícil sair de casa e abandonar laços familiares. Com um discurso poético, a narradora tenta dar conta da violência, sem nunca conseguir nomear o que de fato aconteceu. A narrativa é ambígua, e cabe ao leitor tirar suas conclusões. A história se passa entre São Paulo e Lisboa, e celebra o encontro entre as variantes do português do Brasil e de Portugal. Todo um novo vocabulário é revelado para o leitor brasileiro, bem como as dificuldades do imigrante para se integrar a um outro país.

Sobre a autora: Marana Borges nasceu em São Paulo em 1984. Formou-se em Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) e é mestra em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa. “Mobiliário Para Uma Fuga Em Março”, seu romance de estreia, ganhou o prêmio Minas Gerais de Literatura.

Ficha técnica:

“Mobiliário Para Uma Fuga Em Março”

Marana Borges

Editora Dublinense 

400 páginas

Tagged: