Monólogo “Luzia, entre o mangue e o mar” estreia no Sesiminas

"Luzia, entre o mangue e o mar" estreia no Sesiminas
LUZIACRÉDITO: DIVULGAÇÃO/SESIMINAS BH

Espetáculo Luzia, entre o mangue e o mar narra as vivências da atriz-pesquisadora Cristiane Andrade em comunidades tradicionais do Espírito Santo

O espetáculo de teatro “Luzia, entre o mangue e o mar” estará em cartaz entre os dias 10 (sexta) e 12 de fevereiro (domingo), no Teatro de Bolso Sesiminas, em Belo Horizonte (MG), sempre às 20h, dentro da programação da 48ª Campanha de Popularização de Teatro e Dança.

O monólogo narra as vivências da atriz-pesquisadora Cristiane Andrade entre o teatro e as relações internacionais e a experiência em comunidades tradicionais do norte do Espírito Santo no período de quatro anos.

No campo do não dito e do não escrito, existem preciosidades que dizem respeito à nossa história, memória e identidade.

Nos gestos, olhares, cheiros, sabores e cores encontram-se conhecimentos seculares registrados, necessários para a formação, manutenção e valorização da vida e cultura de um povo.

Sob a perspectiva da decolonialidade, a peça trata da necessidade de (re)encontrar lógicas, ópticas e formas de se pensar, pesquisar e produzir conhecimento que dialoguem e contemplem as diversidades, saberes e modos tradicionais brasileiros de se fazer ciência e enxergar a vida.

Leia também – Mulheres que inspiram: Ingrid Silva muda as cores do balé

O chamado para a memória ancestral de Luzia primata, encontrada na região de Lagoa Santa  (MG), conecta a nossa origem humana aos povos tradicionais diversos existentes no mundo que guardam um pouco da nossa bagagem milenar.

O espetáculo também trata de temas como a valorização e manutenção das comunidades tradicionais brasileiras, que carregam consigo saberes seculares de subsistência em diálogo com a natureza; os enfrentamentos vivenciados por estes frente ao sistema global neocolonia; além de levantar debates atuais, como as diferenças existentes entre a pesquisa popular e a acadêmica; e a complexidade dos lugares de falas assumidos por muitos pesquisadores brasileiros ao longo da nossa história.

Leia também: Mostra sobre Nise da Silveira chega ao Sesc Belenzinho, em São Paulo

A peça questiona os acontecimentos ambientais, políticos, econômicos e sociais e expõe as fronteiras existentes em um país que não compreende as plurais visões de mundo de sua nação.

SERVIÇO:

“Luzia, entre o mangue e o mar”

De 10 a 12 de fevereiro, às 20h

Teatro de Bolso Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG

Ingressos: R$ 20, à venda nos postos do Sinparc ou pelo site https://www.vaaoteatromg.com.br/

A venda dos ingressos na bilheteria do teatro será realizada apenas no dia do espetáculo, 1h antes da sessão.

Tagged: