Por que Firminas votam Lula?

Por que o voto de Firminas é Lula - logomarca do portal com L de Lula
Firminas com #Lula13 no primeiro turno

Sobram razões para nós, mulheres e jornalistas, apertarmos o 13 no próximo domingo, mas consideramos importante pontuar as principais delas.

Nosso voto é Lula…

• Porque somos MULHERES

Nos quase quatro anos, Bolsonaro propôs no Orçamento da União 94% menos recursos para políticas específicas de combate à violência contra a mulher quando comparados aos quatro anos imediatamente anteriores.

Um mandato marcado pela misoginia, enfrentamentos e hostilidades às mulheres, em especial às jornalistas.

Um presidente que também tem um histórico de frases racistas e homofóbicas, que desdenha da lei Maria da Penha e para quem o feminicídio é mimimi. E que chamou Brilhante Ustra, torturador que colocava ratos vivos nas vaginas de mulheres e torturava grávidas, de herói nacional. 

Leia especial Portal Catarinas: Por que mulheres não deveriam votar em Bolsonaro? Confira 95 motivos

• Para acabar com a FOME

Hoje são 33,1 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, 14 milhões a mais do que em 2020, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. FOME ZERO foi a primeira política pública anunciada por Lula ao ser eleito em 2002.

• Por nossas FLORESTAS

Desde janeiro de 2019, posse de Bolsonaro, a média anual do desflorestamento na Amazônia brasileira aumentou em 75%, em relação à década anterior. Especialistas apontam que as queimadas são causadas, na maior parte, por fazendeiros e grileiros e Greenpeace denuncia “farra” de grileiros nos meses que antecedem fim do mandato.

• Pelos Povos Originários

Os discursos, ações, políticas e omissões do governo estão diretamente ligados ao avanço da violência e da morte entre os povos indígenas em todo país. E deixaram um saldo de pelo menos 1.915 vítimas, destas, 847 vidas foram perdidas para a covid, 744 crianças menores de 5 anos morreram por bronquite, diarreia e outras doenças, 176 foram assassinados e 148 se suicidaram. É o que aponta relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Leia também: Estupro, morte, destruição: o inferno que vivem os Yanomami sob o garimpo ilegal

• Pelos mortos da COVID-19

Mais de 686 mil brasileiros perderam a vida para a COVID-19, resultado de um governo que defendeu tese da imunidade de rebanho e do negacionismo, demora na compra das vacinas, omissão em promover campanhas intensas de informação sobre a pandemia e defesa de medicamentos comprovadamente ineficazes. Hoje menores de 5 anos passaram a responder por duas de cada cinco internações pela doença no Brasil também devido ao atraso na aprovação das vacinas para as crianças, além da baixa adesão à imunização, em função da disseminação de mentiras levantando suspeitas infundadas sobre o efeito colateral das vacinas.

• Pela VIDA da população NEGRA

A cor que mais morre no país, seja pela violência urbana, violência policial, pelo feminicídio, pela COVID-19, por negligência médica.  O racismo mata de qualquer maneira.

Nas estatísticas mundiais do feminicídio, o Brasil está em 5º lugar e três em cada cinco vítimas são negras. Ao todo, são 4,8 assassinatos de todos os tipos a cada 100 mil mulheres brasileiras – as negras são três em cada quatro vítimas.

• Pela VIDA da população LGBTQIA+

Não bastasse o Brasil estar no topo dos rankings internacionais de países que mais matam LGBTs, os atos de ódio direcionados à comunidade LGBTQIA+ também aumentaram no governo Bolsonaro. O discurso conservador e a falta de ações do governo federal provocam retrocesso nas políticas públicas para a comunidade. Já no primeiro ano de seu governo, o Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT+ foi extinto.

Leia também: Lutar pela diversidade em defesa da vida

• Pela CIÊNCIA

Os cortes no orçamento direcionado a pesquisas científicas entre 2014 e 2022 chegam a aproximadamente R$ 100 bilhões. O CNPq teve uma queda de 49,7% no valor orçamentário. Situação caracteriza como desmonte do nosso desenvolvimento científico, o que fortalece o caminho para o negacionismo.

Leia também:

• Porque não podemos mais conviver quatro anos com o MEDO

Medo pelos nossos filhos e amigos LGBT+ serem agredidos simplesmente por serem quem são; medo dos nossos amigos e filhos negros serem perseguidos e criminalizados. Medo que nós, mulheres, temos o tempo todo em uma sociedade cada vez mais machista e misógina.

Nosso voto é do Lula porque ACREDITAMOS que É POSSÍVEL…

Conciliar um desenvolvimento sustentável com crescimento econômico; investir na educação, na ciência e na cultura como setores estratégicos para um projeto de País; ter um governo que tenha seriedade e que saiba que diante de uma pandemia não se brinca nem se faz piada.

VOTAMOS EM LULA porque não dá mais para viver num país tomado pelo ÓDIO e pela VIOLÊNCIA, com gente achando que ter arma na cintura vai resolver os problemas sociais e econômicos do País.

VOTAMOS EM LULA porque não aguentamos mais viver nessa tensão permanente de GOLPE, enquanto lutamos para conseguir trabalhar e sobreviver no dia a dia.

VOTAMOS EM LULA PORQUE ACREDITAMOS NO FUTURO

Queremos de volta o Brasil que caminha para acabar com as desigualdades. Onde as oportunidades sejam oferecidas a todos por meio de políticas públicas que valorizem a infância e a adolescência. Lula tem experiência nisso.

Um Brasil onde as mães recebam apoio e as escolas cumpram sua função de ensinar e preparar para uma vida melhor, sem preconceitos, respeitando e valorizando a diversidade.

FIRMINAS se somam aos milhões de brasileiros que querem um Brasil solidário, esperançoso e feliz! E começaremos em 2 de janeiro de 2023 a cobrar que todos esses sonhos se tornem realidade! Vamos juntes!

Leia também: Firminas – Um Portal pra lá de auspicioso

Tagged: